Os fruto-oligossacáridos, incluindo a inulina, são prebióticos envolvidos na regulação da flora bacteriana, na saúde intestinal e no metabolismo dos animais. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da suplementação de bactérias probióticas na dieta com inulina ou alcachofra de Jerusalém seca (Helianthus tuberosus) sobre a performance, a qualidade da carne e a composição de ácidos gordos na carne e no toucinho de suínos de engorda. Um total de 144 porcos de raça cruzada foram distribuídos em seis grupos (8 parque/grupo; 3 porcos/parque) e engordados dos 30 aos 114 kg. Os porcos do Grupo I foram alimentados com uma dieta normal (controlo) durante a primeira e a segunda fase de engorda. O grupo II foi suplementado com 20 g/kg de inulina e as dietas do grupo III foram suplementadas com 40 g/kg de alcachofra de Jerusalém seca em vez de amido de milho. Foi adicionado um probiótico na quantidade de 1 g/kg às dietas dos animais dos grupos IV, V e VI, para além do fator experimental análogo aos grupos I, II e III. Foram avaliadas as características da carne, pH, cor, textura, força de corte, capacidade de retenção de água, atributos sensoriais e substâncias reactivas ao ácido tiobarbitúrico.
A glicólise post mortem revelou-se normal e não foram observados defeitos na carne. Os componentes químicos dos tecidos musculares eram semelhantes, com exceção da gordura intramuscular. A adição de prebióticos resultou num nível mais elevado de gordura intramuscular, enquanto um conteúdo significativamente mais baixo foi encontrado após a suplementação com probióticos. A carne de ambos os grupos suplementados com prebióticos era mais brilhante, menos vermelha e mais amarela e apresentava um ângulo de tonalidade mais elevado. A adição de ambos os prebióticos melhorou significativamente o estado antioxidante da carne (em cerca de 16% e 18%) e a capacidade de retenção de água (menos água livre), mas reduziu a resistência ao cisalhamento (em 17%) e a dureza (em 39% e 35%, respetivamente). A adição de prebióticos e probióticos não afectou nenhum dos atributos sensoriais estudados.
Em conclusão, a suplementação com prebióticos de dietas para suínos de engorda com 20 g/kg de inulina e 40 g/kg de alcachofra de Jerusalém desidratada pode ser utilizada como aditivo na alimentação animal para melhorar a qualidade da carne.
Grela ER, Świątkiewicz M, Florek M, Bąkowski M, Skiba G. Effect of inulin source and a probiotic supplement in pig diets on carcass traits, meat quality and fatty acid composition in finishing pigs. Animals. 2021; 11(8): 2438. https://doi.org/10.3390/ani11082438