Os óleos essenciais são aditivos promissores para a alimentação animal devido à sua capacidade antibacteriana, antioxidante e imunoestimulante com baixa toxicidade. O carvacrol, o timol e o cinamaldeído são normalmente utilizados para sintetizar óleos essenciais. No entanto, poucos estudos se debruçaram sobre a aplicação combinada destes três óleos essenciais em leitões desmamados, um dos períodos mais stressantes da vida do animal. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da mistura de óleos essenciais na performance de crescimento, imunidade, desenvolvimento do epitélio intestinal e flora intestinal em leitões desmamados. Vinte e quatro leitões desmamados aos 21 dias de idade foram distribuídos aleatoriamente por 2 grupos (6 parques/grupo; 2 leitões/parque). Os leitões foram alimentados com uma dieta basal (grupo de controlo) e uma dieta basal suplementada com 400 mg/kg de óleos essenciais (grupo AE) durante 28 dias. No final da experiência, foi sacrificado aleatoriamente um leitão por parque. Foram determinados o desempenho em termos de crescimento, a hematologia, os índices bioquímicos plasmáticos, a capacidade antioxidante, o desenvolvimento do epitélio intestinal, a imunidade, os ácidos gordos voláteis do cólon e a microbiota.
A dieta suplementada com óleos essenciais melhorou significativamente o consumo médio diário de ração e o ganho médio diário no período dos dias 0 a 28. A suplementação com óleos essenciais resultou numa diminuição significativa dos níveis plasmáticos de lisozima e cortisol. Além disso, os óleos essenciais promoveram significativamente as células caliciformes jejunais nas vilosidades, a expressão do ARNm ZO-1 na mucosa jejunal, a altura das vilosidades e a relação entre a altura das vilosidades e a profundidade das criptas no íleo dos leitões. A expressão das proteínas TLR4 e NFκB p-p65/p65 na mucosa ileal foi significativamente inibida no grupo AE. A análise da microbiota da digesta do cólon revelou que as bactérias da família Erysipelotrichaceae e os géneros Holdemanella, Phascolarctobacterium e Vibrio foram enriquecidos no grupo AE.
Em conclusão, estes resultados indicam que as misturas de óleos essenciais melhoram o ganho médio diário e a ingestão média diária de alimentos no período entre os dias 0 e 28, bem como o desenvolvimento do epitélio intestinal e a imunidade intestinal em leitões desmamados, fornecendo uma base teórica para a utilização combinada de óleos essenciais em leitões desmamados.
Shao Y, Peng Q, Wu Y, Peng C, Wang S, Zou L, Qi M, Peng C, Liu H, Li R, Xiong X, Yin, Y. The Effect of an Essential Oil Blend on Growth Performance, Intestinal Health, and Microbiota in Early-Weaned Piglets. Nutrients. 2023; 15(2): 450. https://doi.org/10.3390/nu15020450