O bambu é uma planta perene de crescimento rápido que produz grandes quantidades de biomassa e, por isso, tem um grande potencial como matéria-prima em vários domínios, como a alimentação e a produção de animais. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos do pó de bambu fermentado na performance de crescimento, parâmetros bioquímicos séricos, imunoglobulinas, citocinas inflamatórias e composição microbiana fecal de porcos de engorda. Um total de 108 porcos castrados (56,30 ± 0,55 kg) foram distribuídos aleatoriamente por três tratamentos alimentares num ensaio de 75 dias, incluindo uma dieta de controlo e duas dietas suplementadas com pó de bambu fermentado. A dieta de controlo foi formulada em três fases, de acordo com o peso dos suínos, e as dietas suplementadas foram formuladas com 5% ou 10% de pó de bambu fermentado, substituindo a sêmea de trigo na dieta de controlo, respetivamente. Os parâmetros de performance foram medidos durante todo o período experimental e amostras de fezes e sangue foram recolhidas no dia 75.
Os resultados mostraram que não houve influência na performance de crescimento entre a dieta de controlo e as dietas suplementadas com pó de bambu fermentado, enquanto a suplementação com 5% reduziu a taxa de conversão alimentar dos porcos em comparação com os suplementados com 10% dos dias 0 a 75. Entretanto, a adição de pó de bambu fermentado aumentou o teor de colesterol de lipoproteínas de alta densidade e de imunoglobulina A no soro e os suínos suplementados com 5% apresentaram um teor de colesterol de lipoproteínas de alta densidade e de imunoglobulina A no soro superior ao dos suínos do grupo de controlo. A análise microbiana mostrou que as dietas suplementadas com pó de bambu fermentado reduziram a abundância de Spirochaetes e que a suplementação a 10% aumentou a abundância de Firmicutes mais do que a dieta de controlo. Além disso, os suínos suplementados com 10% de pó de bambu fermentado aumentaram a abundância de uncultured_bacterium_f_Lachnospiraceae, Ruminococcaceae_UCG-005, Prevotellaceae_UCG-003, Lachnospiraceae_XPB1014_group e Lactobacillus mais do que o grupo de controlo.
Em conclusão, a suplementação de 5% de pó de bambu fermentado em dietas para suínos de engorda pode exercer um efeito benéfico nos parâmetros bioquímicos e imunológicos séricos, bem como modular a microbiota fecal.
Liu Z, Li N, Zhou X, Zheng Z, Zhang C, Liang S, Li Y, Yan J, Li Q, Mu S. Effects of Fermented Bamboo Powder Supplementation on Serum Biochemical Parameters, Immune Indices, and Fecal Microbial Composition in Growing–Finishing Pigs. Animals. 2022; 12(22): 3127. https://doi.org/10.3390/ani12223127