A suplementação com probióticos na dieta reduz a incidência de doenças, melhorando assim o estado de saúde do animal, a qualidade do colostro e o desempenho dos leitões. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da suplementação probiótica da dieta com esporos viáveis de Bacillus subtilis e Bacillus amyloliquefaciens no desempenho das porcas, na imunidade, no estado funcional do intestino e na formação de biofilme por bactérias probióticas em leitões desmamados. Noventa e seis porcas criadas em salas de parto até ao fim durante um ciclo completo foram alimentadas com dietas de gestação durante os primeiros 90 dias de gestação e com dietas de lactação até ao fim da lactação. As porcas foram alimentadas com uma dieta basal sem probióticos (controlo; n = 48) ou com uma dieta suplementada com esporos viáveis (1,1 × 109 UFC/kg de ração) (probiótico; n = 48). Aos 7 dias de idade, os leitões em aleitamento (n = 12/grupo) foram alimentados com uma dieta de alimentação (creep feed) até ao desmame aos 28 dias de idade. Os leitões do grupo do probiótico foram suplementados com o mesmo probiótico na mesma dose que as suas mães. As amostras de sangue e de colostro das porcas e as amostras de tecido íleal dos leitões foram analisadas no dia do desmame.
Os probióticos aumentaram o peso dos leitões, melhoraram o peso ao desmame e aumentaram o consumo total de ração e o ganho de peso da ninhada. Os probióticos também melhoraram a pontuação fecal na segunda semana de vida. As concentrações de imunoglobulina G (IgG) no sangue da porca no parto e as concentrações de IgM no sangue dos leitões ao desmame foram mais elevadas no grupo dos probióticos do que no grupo de controlo. Os leitões das porcas suplementadas com probiótico apresentaram uma maior concentração de IgM e uma menor concentração de IgG na mucosa íleal, em comparação com os leitões das porcas do grupo de controlo. Os leitões do grupo probiótico tinham uma mucosa íleal mais espessa devido à presença de vilosidades mais longas e de placas de Peyer maiores. Foram detectadas B. subtilis e B. amyloliquefaciens nos leitões do grupo probiótico, mas não no grupo de controlo; estas bactérias estavam presentes na digesta e nas vilosidades e formavam estruturas semelhantes a biofilmes.
Em conclusão, a suplementação com probióticos à base de Bacillus melhora os índices de saúde das porcas e dos seus leitões.
Konieczka P, Ferenc K, Jørgensen JN, Hansen LH, Zabielski R, Olszewski J, Gajewski Z, Mazur-Kuśnirek M, Szkopek D, Szyryńska N, Lipiński K. Feeding Bacillus-based probiotics to gestating and lactating sows is an efficient method for improving immunity, gut functional status and biofilm formation by probiotic bacteria in piglets at weaning. Animal Nutrition. 2023; 13: 361-372. https://doi.org/10.1016/j.aninu.2023.03.003