A obstipação e a inflamação sistémica são comuns em porcas gestantes e lactantes, causando problemas de saúde como a inflamação do útero, a mastite, a distocia ou mesmo leitões nados-mortos, que influenciam ainda mais a sobrevivência e o crescimento dos leitões. A suplementação com probióticos pode melhorar estes problemas, mas o mecanismo benéfico para aliviar a obstipação e melhorar a motilidade intestinal tem sido pouco investigado. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos e o mecanismo da suplementação com probióticos na água de bebida das porcas no final da gestação sobre a obstipação, a inflamação e o desempenho dos leitões em termos de crescimento.

Métodos: Setenta e quatro porcas foram distribuídas aleatoriamente por grupos probióticos (n = 36) e de controlo (n = 38). A atividade intestinal das porcas foi monitorizada em seis momentos diferentes, ou seja, entre 100 dias de gestação (G100d, G106d e G113d) e 23 dias de lactação (L6d, L13d e L19d). As fezes das porcas foram avaliadas qualitativamente antes da sessão diária de limpeza matinal e foram recolhidas amostras de sangue e fezes das porcas aos G100d, G113d e L23d.
Resultados: O tratamento com probióticos aliviou significativamente a obstipação das porcas, melhorou os níveis séricos de IL-4 e IL-10 e reduziu os níveis séricos de IL-1β, IL-12p40 e TNF-α, e aumentou o ganho diário e o peso ao desmame dos leitões. Além disso, a administração de probióticos remodelou a estrutura e a diversidade do bacterioma e do fagossoma intestinal das porcas, acompanhada pelo aumento de algumas bactérias potencialmente benéficas. Aos 113 dias de gestação, o grupo probiótico estava enriquecido em vários metabolitos bioactivos da microbiota intestinal, em várias enzimas activas em hidratos de carbono que degradam a pectina e o amido, em butirato e acetato fecais e em alguns metabolitos séricos envolvidos no metabolismo das vitaminas e dos aminoácidos.
Conclusão: Os efeitos dos probióticos foram provavelmente alcançados através de respostas organizadas do bacterioma intestinal, do fageoma e dos metabolitos bioactivos, bem como do metabolismo do cólon e sistémico das porcas no final da gestação.
Ma T, Huang W, Li Y, Jin H, Kwok L Y, Sun Z, Zhang H. Probiotics alleviate constipation and inflammation in late gestating and lactating sows. npj Biofilms and Microbiomes. 2023; 9(1): 70. https://doi.org/10.1038/s41522-023-00434-z