Em alguns estudos foi descrito que a suplementação dietética de algumas vitaminas, acima das necessidades estimadas da NRC, como a vitamina E, a vitamina C e a vitamina B, melhora a resposta imunitária em porcos desmamados mas em outros estudos o crescimento dos leitões desmamados não foi afectado por estas vitaminas a níveis dietéticos semelhantes.
Após esta controvérsia, o presente estudo baseou-se na hipótese que o aumento do nível de suplementação da dieta com vitaminas melhoraria o crescimento e as características da carcaça dos porcos.
Os objectivos deste estudo foram: 1) determinar se o aumento do nível de suplementação de uma pré-mistura vitamínica (VP) de rotina que contém 11 vitaminas afecta o rendimento do crescimento e as características da carcaça em porcos entre o desmame e o acabamento e 2) determinar se o aumento do nível na dieta de um sub-conjunto específico de 5 vitaminas B (niacina, riboflavina, folacina, ácido pantoténico e vitamina B12) afecta o rendimento do crescimento e as características da carcaça entre baterias e acabamento.
Foram realizadas três experiências com um total de 405 porcos cruzados. A pré-mistura vitamínica (VP) proporcionou quantidades adequadas de várias vitaminas (4 vitaminas lipossolúveis e 7 vitaminas B) e foi adicionado à dieta a diferentes níveis nas Exp. 1 e 2.
A experiência 1 usou 125 porcos desmamados com um peso corporal inicial de 7,5 ± 0,2 kg. Os tratamentos dietéticos foram dieta base com níveis crescentes de VP (0,00%, 0,05%, 0,10%, 0,25% e 0,50%, respectivamente). Os porcos foram alimentados com as dietas experimentais durante 28 dias numa só fase. Foi observado que o ganho médio diário (GMD) e o consumo médio diário (IMD) aumentaram linearmente (P <0,005) ao aumentar os níveis de VP na dieta durante os dias 14 a 21, 21 a 28 e durante todo o periodo experimental de 28 dias.
A experiência 2 utilizou 100 porcos cruzados com um peso corporal inicial de 49,4 ± 1,0 kg. Os tratamentos dietéticos foram dieta base com um nível de VP de 0,05%, 0,10% e 0,15% adicional. As dietas experimentais foram utilizadas durante 67 dias apenas numa fase. Foi observado que os níveis crescentes de VP não afectavam o rendimento do crescimento ou as características da carcaça em porcos entre o crescimento e a engorda.
A experiência 3 foi desenhada para avaliar os efeitos do aumento de suplementação dietética de 5 vitaminas B (niacina, riboflavina, folacina, ácido pantoténico e vitamina B12) no rendimento do crescimento e nas características da carcaça em porcos entre baterias e acabamento. Um total de 180 leitões desmamados receberam uma dieta comum sem suplementação de vitaminas B até terem alcançado um peso corporal médio de 10 kg. Depois, 155 porcos foram distribuídos por uma dieta experimental em 3 fases correspondentes aos 10 a 20 kg, 20 a 50 kg e 50 a 105 kg de peso corporal, respectivamente. As 5 vitaminas B foram proporcionadas para ser equivalentes a 70%, 170%, 270%, 470% e 870% das necessidades estimadas da NRC. Os resultados demonstraram que o GMD global e a relação ganho de peso/ consumo de ração aumentaram quadraticamente (P <0,05), enquanto que o IMD em geral tendeu a aumentar linearmente (P = 0,10) à medida que aumentavam os níveis de vitaminas B na dieta. A profundidade do lombo, a sua área e o ganho de tecido magro melhoraram ao aumentar os níveis de vitamina B (quadrática, P <0,05).
Pode-se concluir que o aumento dos níveis de suplementação na dieta de VP acima das necessidades estimadas da NRC melhoram o GMD e o IMD de porcos desmamados enquanto que suplementar as dietas com um subconjunto de vitaminas B 5 melhora o crescimento e as características da carcaça em porcos de crescimento-engorda.
J.H. Cho, N. Lu, M.D. Lindemann (2017). Effects of vitamin supplementation on growth performance and carcass characteristics in pigs. Livestock Science 204 (2017) 25–32. http://dx.doi.org/10.1016/j.livsci.2017.08.007