X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito da suplementação com ácido ferúlico e folhelho de uva em suínos de engorda sujeitos a stress térmico

O ácido ferúlico e a farinha de folhelho de uva podem exercer um efeito de promoção do crescimento, melhorando as características da carcaça.

26 Outubro 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os factores ambientais, como os elevados níveis de humidade e as altas temperaturas, constituem um grande desafio para a produção de suínos em todo o mundo. O stress térmico afecta negativamente os indicadores de bem-estar animal e a performance da produção, resultando em perdas económicas para os produtores. Por outro lado, os sistemas intensivos têm recorrido a vários compostos sintéticos, incluindo β-adrenérgicos e antibióticos, alguns dos quais estão atualmente proibidos, para aumentar o potencial de crescimento dos suínos na sua fase final. Neste contexto, a avaliação da incorporação de metabolitos secundários de plantas, fitoquímicos, em dietas para monogástricos como uma alternativa natural aos promotores de crescimento sintéticos tem atraído a atenção. Entre estes metabolitos secundários, os compostos fenólicos têm suscitado um interesse considerável. O objetivo do presente estudo foi avaliar as variáveis fisiológicas, o desempenho produtivo e a qualidade da carcaça de suínos de engorda suplementados com ácido ferúlico e farinha de folhelho de uva durante 31 dias antes do abate, em condições de stress térmico. Quarenta porcos Yorkshire × Duroc (80,23 kg) foram alojados individualmente e distribuídos aleatoriamente em 4 grupos num desenho fatorial 2 × 2 (n = 10): controlo (dieta basal); ácido ferúlico, dieta basal + 25 mg de ácido ferúlico; farinha de folhelho de uva, dieta basal com 2,5% de farinha de folhelho de uva; e dieta basal com 25 mg de ácido ferúlico e 2,5% de farinha de folhelho de uva. Os aditivos foram administrados durante 31 dias.

A inclusão de ácido ferúlico e de farinha de folhelho de uva na dieta não afectou nenhuma das variáveis fisiológicas avaliadas, nem a temperatura rectal nem a frequência respiratória. Pelo contrário, verificou-se um efeito da interação no consumo de ração, que aumentou quando se suplementou apenas a farinha de folhelho de uva, em comparação com o grupo de controlo e a dieta basal com 25 mg de ácido ferúlico e 2,5% de farinha de folhelho de uva. O ganho médio diário e a taxa de conversão alimentar não foram afectados pelos tratamentos. A inclusão de ácido ferúlico melhorou o peso da carcaça quente e refrigerada, enquanto a adição de farinha de folhelho de uva diminuiu o marmoreado e tendeu a aumentar a área do lombo.

Os resultados indicam que a suplementação combinada de ácido ferúlico e farinha de folhelho de uva pode melhorar algumas características da carcaça em condições de stress térmico.

Ospina-Romero MA, Medrano-Vázquez LS, Pinelli-Saavedra A, Sánchez-Villalba E, Valenzuela-Melendres M, Martínez-Téllez MA, Barrera-Silva MA, González-Ríos H. Productive Performance, Physiological Variables, and Carcass Quality of Finishing Pigs Supplemented with Ferulic Acid and Grape Pomace Subjected to Heat Stress Conditions. Animals 2023; 13: 2396. https://doi.org/10.3390/ani13142396

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista