Os probióticos têm sido utilizados nas dietas para porcas reprodutoras devido aos seus efeitos benéficos no bem-estar das mesmas, na promoção da saúde e no rendimento reprodutivo.
Métodos: O objetivo deste estudo foi analisar o efeito de uma mistura de probióticos (Bacillus subtilis e Bacillus licheniformis) no rendimento das porcas e dos seus leitões. A primeira experiência foi efectuada desde o dia 100 de gestação até depois do desmame. Um total de vinte porcas e os seus leitões foram distribuídos por um de dois tratamentos alimentares: uma dieta de controlo basal ou uma dieta de controlo suplementada com uma mistura de probióticos a 0,05%. Na segunda experiência, foi efectuado um estudo de desafio com E. coli duas semanas após o desmame com 40 leitões. Os tratamentos dietéticos foram os mesmos, mas a todos os leitões foi administrada por via oral uma suspensão de 1,5 ml de 1010 UFC/ml de E. coli estirpe K88.
Resultados: As porcas do grupo suplementado com probiótico apresentaram uma redução significativa da espessura e do peso do toucinho dorsal após o parto e no final do desmame, ao 21º dia. A digestibilidade dos nutrientes das porcas do grupo suplementado com probióticos foi significativamente maior no final do desmame. Além disso, os leitões nascidos de porcas do grupo suplementado com probióticos apresentaram pesos de desmame mais elevados e tenderam a aumentar o ganho médio diário no final do 21º dia. A suplementação com uma mistura de probióticos na dieta de porcas e leitões desmamados suprimiu a produção de TNF-α e interleucina-6 em porcos desafiados com E. coli. Os filos Firmicutes e Bacteroidetes foram altamente abundantes em porcos desafiados com E. coli, enquanto a abundância relativa de clostridium_sensu_stricto_1 ao nível do género foi significativamente reduzida pela inclusão de probióticos nas dietas de porcas e leitões desmamados. Além disso, a análise da distribuição taxonómica mostrou uma prevalência significativamente mais baixa de Clostridium e Brachyspira e uma prevalência mais elevada de Lactobacilli em leitões desafiados com E. coli provenientes de porcas do grupo suplementado com probióticos e alimentados com dietas de controlo e suplementadas com probióticos.
Conclusão: Este estudo revela que a inclusão de 0,05% de uma mistura probiótica (Bacillus spp.) em dietas para porcas e seus leitões pode melhorar a taxa de crescimento pós-desmame, a saúde intestinal e o estado imunitário dos leitões desafiados com E. coli.
Sampath V, Cho S, Jeong J, Mun S, Lee CH, Hermes RG, Taechavasonyoo A, Smeets N, Kirwan S, Han K, Kim IH. Dietary Bacillus spp. supplementation to both sow and progenies improved post-weaning growth rate, gut function, and reduce the pro-inflammatory cytokine production in weaners challenged with Escherichia coli K88. Animal Microbiome. 2024; 6: 3. https://doi.org/10.1186/s42523-024-00290-y