X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Suplementação de Zn na dieta aumenta capacidade antioxidante total da mucosa

A suplementação com óxido de Zinco pode ajudar a reduzir a inflamação intestinal nos leitões desmamados.

23 Outubro 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1

O desmame é caracterizado por uma série de mudanças na morfologia e função da mucosa intestinal. A activação do sistema imunitário e os altos níveis de expressão na mucosa do factor de necrose tumoral alfa (TNF-α) e a interleucina-1β foram reportados em leitões desmamados e podem estar associados com a degradação da mucosa digestiva e a diminuição da capacidade digestiva. É sabido que os suplementos dietéticos com óxido de zinco (Zn) e arginina (Arg) melhoram o crescimento em leitões desmamados. Esta experiência foi realizada para avaliar os efeitos da suplementação de Zn e Arg sobre o estado antioxidante e a resposta inflamatória dos leitões. Trinta e dois leitões desmamados de 20 dias de idade foram colocados, durante 12 dias, em dietas suplementadas ou não com Zn. As dietas foram desenhadas como se segue: ZN0ARG0 ou controlo (n = 9), ZN2500ARG0 (2500 mg de Zn kg-1, n = 8), ZN0ARG1 (1% de Arg, n = 8) e ZN2500ARG1 (2500 mg de Zn kg -1 e 1% de Arg, n = 7). Os leitões foram distribuídos de acordo com o seu peso vivo inicial (PV) entre os quatro tratamentos num desenho de blocos ao acaso. No dia 12 foram recolhidas amostras de sangue antes e 3 h depois da injecção intraperitoneal de lipopolissacárido (LPS; 10 g kg-1). Os leitões foram abatidos imediatamente depois da segunda extracção de sangue, foram extraídas amostras da mucosa de jejuno e do íleo para a determinação da expressão de ARNm e para a observação morfológica.

A suplementação de Zn diminuiu o malondialdeído no plasma medido antes da injecção de LPS (P<0,05). A suplementação com Arg aumentou a capacidade de redução do ferro no plasma (indicador do estado antioxidante) depois da injecção de LPS (P<0,05). Os leitões alimentados com dietas suplementadas com Zn apresentaram menor actividade superóxido dismutase (SOD) total no plasma (P<0,05), mas aumentou o factor de necrose tumoral α no plasma (P <0,05) depois da injecção de LPS. As dietas suplementadas com zinco apresentaram um aumento da expressão da metalotioneína-1 e a capacidade antioxidante total no íleo e no jejuno (P <0,05) e uma diminuição da expressão da interleucina-10 (P<0,05) no íleo. No jejuno, a combinação da administração de suplementos de Zn e Arg aumentou a altura das vilosidades (Arg X Zn, P <0,05).

Em conclusão, a administração de suplementos de Zn na dieta aumentou a capacidade antioxidante total na mucosa jejunal e ileal e a expressão de IL10 no íleo de leitões desmamados. O suplemento de Arg teve escasso efeito no controlo da inflamação e o estado antioxidante na mucosa jejunal e ileal. Finalmente, ainda que a combinação da administração de suplementos de Zn e Arg tenha aumentado a altura das vilosidades na mucosa do jejuno, esta melhoria estrutural não pode ser atribuida a um efeito sinérgico no controlo da inflamação e estado antioxidante.

Bergeron, N., Robert, C. and Guay, F. 2014. Antioxidant status and inflammatory response in weanling piglets fed diets supplemented with arginine and zinc. Can. J. Anim. Sci. 94:87-97. DOI:10.4141/CJAS2013-023

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista