A mortalidade dos leitões antes do desmame é um problema económico e de bem-estar importante na indústria suína. As principais causas desta mortalidade em leitões são esmagamentos, anorexia e hipotermia. De facto, o déficit de energia é um dos principais factores de risco e predisposição à mortalidade por estas causas. Na prática, estratégias de maneio após o parto, como administrar suplementos energéticos, poderiam reduzir a mortalidade pré-desmame. Isto proporcionaria um maior consumo energético assim como melhoria no consumo de colostro. Neste contexto, o presente estudo estudou o efeito de suplementar com energia leitões de baixo peso ao nascimento, estudando a mortalidade, peso ao desmame, ganho médio diário e ingesta de colostro. Para o grupo tratamento, 72 leitões de muito baixo peso ao nascimento (VLBW <1,00 kg) e 77 de peso baixo (1 kg≤LBW≤1,20 kg) procedentes de um total de 306 leitões nascidos vivos em 22 ninhadas, foram suplementados via oral ao nascimento e também às 8-12 h pós-parto com um suplemento à base de óleo de soja e de côco (2718 kJ/100 g). No grupo controlo, 81 VLBW e 70 LBW leitões de um total de 340 leitões nascidos vivos procedentes de 24 ninhadas não foram suplementados.
A mortalidade até ao dia 3 foi menor (P <0,001) e tendeu a ser menor (P = 0,07) no grupo suplementado comparado com o controlo para VLBW e LBW, respectivamente. Em geral, a mortalidade até ao dia 3 também tendeu a ser menor (P = 0,06) nos leitões suplementados. A mortalidade até ao dia 7 (P <0,001) e dia 21 (P <0,001) manteve-se menor nos leitões suplementados VLBW que nos não suplementados. Referente à mortalidade geral até ao dia 7 (P = 0,64; P = 0,24) e dia 21 (P = 0,61; P = 0,23), não foram observadas diferenças para os leitões LBW. E os pesos ao desmame foram menores (P = 0,04) no tratamento que no grupo controlo. O ganho médio diário (P = 0,42), a ingestão de colostro (P = 0,56) e a produção de colostro (P = 0,21) não foram diferentes entre os grupos.
Pode-se concluir que os suplementos energéticos durante o periodo neo-natal (V) e especificamente sobre leitões de baixo peso (LBW) podem reduzir a mortalidade, mais que mediante a melhoria da uniformidade no consumo de colostro.
Declerck, I., Dewulf, J., Decaluwé, R., & Maes, D. (2016). Effects of energy supplementation to neonatal (very) low birth weight piglets on mortality, weaning weight, daily weight gain and colostrum intake. Livestock Science,183, 48-53.