Foi demonstrado que suplementar com L-carnitina (CAR) as porcas beneficia o seu desempenho reprodutivo, aumentando o número de leitões nascidos vivos e o seu peso à nascença. Contudo, a maior parte da investigação foi publicada há mais de uma década e, desde então, a selecção genética aumentou a prolificidade das porcas, o que reduziu o peso médio dos leitões à nascença. O objectivo deste estudo era investigar o efeito da suplementação com CAR às porcas durante a gestação e/ou lactação na produtividade das mesmas, maturidade do músculo semitendinoso (STM) e o crescimento da descendência. Sessenta e quatro porcas foram distribuídas aleatoriamente por um de quatro tratamentos desde o parto até ao desmame: CONTROL (0mg CAR/d), GEST (125mg CAR/d durante a gestação), LACT (250mg CAR/d durante a lactação) e AMBOS (125mg CAR/d durante a gestação e 250mg CAR/d durante a lactação). O desempenho das porcas foi registado e os seus leitões foram monitorizados até ao abate, onde as características das carcaças foram determinadas. Além disso, aquando da parto, um leitão e uma leitoa com um peso médio de nascimento foram eutanasiados ao nascimento para recolher tecido MST para análise histoquímica.
O número total de leitões nascidos por ninhada foi mais elevado nas porcas suplementadas com CAR durante a gestação (17,3 vs. 15,8 ± 0,52). O peso ao nascimento dos leitões (totais e vivos) não foi afectado pelo tratamento das porcas. O número total de miofibras e o nível de expressão dos genes da cadeia pesada da miosina no MST foi mais elevado em leitões de porcas suplementadas com CAR durante a gestação. Os porcos de porcas suplementadas com CAR durante a gestação tinham carcaças mais leves ao abate do que os porcos de porcas não suplementadas durante a gestação (83,8 vs 86,7 ± 0,86kg). Em conclusão, a suplementação de CAR durante a gestação aumentou o tamanho da ninhada à nascença sem comprometer o peso do leitão ao nascer. Os resultados também mostraram que o MST de leitões nascidos de porcas suplementados com CAR durante a gestação foi mais desenvolvido à nascença. No entanto, o peso da carcaça no abate foi reduzido em leitões de porcas suplementadas com CAR durante a gestação.
A estratégia de suplementação da CAR aplicada durante a gestação neste estudo poderia ser utilizada pelos produtores de suínos para aumentar o tamanho da ninhada das porcas e melhorar o desenvolvimento muscular dos seus leitões.
Rooney HB, O’Driscoll K, Silacci P, Bee G, O’Doherty JV, Lawlor PG. Effect of dietary L-carnitine supplementation to sows during gestation and/or lactation on sow productivity, muscle maturation and lifetime growth in progeny from large litters. British Journal of Nutrition. 2020; 124(1): 43-56. https://doi.org/10.1017/S0007114520000811