X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Suplementar com nucleótidos como alternativa os antibióticos no alimento de leitões destmamados

A suplementação dietética com nucleótidos pode suavizar os desafios associados ao desmame.

14 Outubro 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Devido às restrições ao uso de antibióticos na produção suína, os possíveis aditivos alimentares alternativos ganharam importância. Uma alternativa analisada neste estudo são os nucleótidos. Estes monómeros são importantes para o crescimento e divisão celulares e são cruciais para a rápida proliferação de células como as da mucosa intestinal e do sistema imunitário. Por este motivo as necessidades em nucleótidos dos animais são altas durante os períodos de crescimento rápido e stress, como o período pós desmame. O objectivo deste estudo foi o de avaliar se a suplementação dietética com nucleótidos poderia ser uma alternativa aos antibióticos nos alimentos. Para isto noventa e seis leitões de 21 dias foram distribuídos por 1 de 3 tratamentos num ensaio com a duração de 14 dias. Os tratamentos dietéticos consistiram numa dieta controle (dieta à base de milho e bagaço de soja), nucleótidos (controle + 2g/kg de um aditivo nutricional com nucleótidos purificados) e antibióticos (controle + 0,8 g/kg de antibiótico promotor de crescimento à base de colistina e tilosina)

As variáveis de performance e a pontuação fecal não foram afectados pela suplementação com nucleótidos ou antibióticos. O tratamento com nucleótidos teve um efeito similar ao dos antibióticos e fui superior ao grupo controle na melhoria da altura das vilosidades do duodeno, na profundidade da cripta no jejuno e na redução da área das células de Paneth. O duodeno e o íleon dos animais suplementados com nucleótidos ou antibióticos tiveram um maior número de células em proliferação por comparação com o grupo controle, por outro lado o jejuno dos animais que receberam antibióticos apresentou mais células em proliferação em comparação com o grupo controle ou com o grupo suplementado com nucleótidos. Os tratamentos com nucleótidos e antibióticos diminuíram as contagens de linfócitos B no duodeno e no íleon, mas aumentaram no jejuno em comparação com o grupo controle. No íleon, a suplementação com antibióticos reduziu a contagem de bactérias totais por comparação com a suplementação com nucleótidos ou com o grupo controle, enquanto a suplementação com nucleótidos aumentou a proliferação de enterobactérias por comparação com o grupo controle e com as dietas com antibióticos.

Em conclusão estes resultados sugerem que a fonte de nucleótidos utilizada em leitões desmamados melhorou a saúde intestinal ao modular a resposta imune local e o desenvolvimento da mucosa intestinal, portanto, os nucleótidos podem ser uma alternativa aos antibióticos promotores de crescimento.

Valini GAC, Duarte MS, Calderano AA, Teixeira LM, Rodrigues GA, Fernandes KM, Veroneze R, Serão NVL, Mantovani HC, Rocha GC. Dietary nucleotide supplementation as an alternative to in-feed antibiotics in weaned piglets. Animal. 2021;15(1): 100021.https://doi.org/10.1016/j.animal.2020.100021

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista