O plasma de suíno seco por spray (SDP, a sua sigla em inglês) é muito utilizado na dieta de leitões ao desmame devido às suas vantagens na melhoria do estado de saúde. A suplementação com SDP em alimentos para porcas durante a gestação ou a lactação também permitiu melhoria na produtividade e crescimento dos leitões, mas a informação acerca dos leitões antes e depois do desmame procedentes de porcas suplementadas com SDP durante o final da gestação e a lactação é ainda limitada. Este estudo foi realizado para avaliar os efeitos da suplementação com SDP durante o final da gestação e a lactação na performance produtiva e na resposta imunitária das porcas e das suas ninhadas. Doze porcas (227,78 ± 2,16 kg de peso médio; 2,0 paridade média) foram distribuídas aleatoriamente por dois tratamentos dietéticos: uma dieta basal (CON) e a dieta basal suplementada com 1% de SDP (SDP). As porcas foram alimentadas com as dietas experimentais desde o dia 30 antes do parto até ao desmame dos seus leitões. Foram retiradas amostras de sangue das porcas nos dias 1, 3 e 7 depois do parto e de dois leitões lactentes por ninhada aleatoriamente nos dias 3 e 7 depois do nascimento e nos dias 1, 3 e 7 depois do desmame. Foi medida a performance productiva e a resposta imunitária das porcas e dos leitões.
Ocorreu uma tendência para uma menor perda de peso nas porcas suplementadas com SDP durante o período de lactação e uma tendência para um maior ganho médio diário (GMD) dos leitões SDP por comparação com o grupo COM. As porcas do grupo SDP evidenciaram uma menor concentração sérica do factor de necrose tumoral-α (FNT-α), factor de crescimento transformante-β1 (FCT-β1) e cortisol no dia 3 e menor concentração sérica de FNT-α no dia 7 em comparação com as porcas do grupo CON. Em comparação os leitões procedentes das porcas SDP tenderam a evidenciar uma menor concentração sérica de FNT-α, FCT-β1 e cortisol no dia 7 depois do nascimento, menor FNT-α sérico e proteína C reactiva nos dias 3 e 7 depois do desmame, e maior GMD depois do desmame. Além do mais, os leitões desmamados de porcas SDP apresentaram concentrações séricas de cortisol e FCT-β1 significativamente mais baixas nos dias 3 e 7 depois do desmame, respectivamente, que os leitões CON.
Em conclusão, a suplementação com SDP de dietas para porcas desde o final da gestação até ao desmame melhorou a performance productiva das porcas e dos seus leitões. Os efeitos benéficos de SDP podem ser causados em parte pela modulação da resposta imunitária tanto de porcas como de leitões.
Kim K, Kim B, Kyoung H, Liu Y, Campbell JM, Song M, Ji P. Dietary spray-dried plasma supplementation in late-gestation and lactation enhanced productive performance and immune responses of lactating sows and their litters. Journal of Animal Science and Technology. 2021; 63(5): 1076. https://doi.org/10.5187/jast.2021.e83