X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos de suplementar com um complexo de multicarbohidrases e fitase sobre a performance de porcos de engorda

O uso de um complexo multienzimático pode ter êxito ao compensar a variabilidade de nutrientes nas dietas suínas.

16 Setembro 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os suínos não conseguem utilizar bem o fósforo (P) na forma de fitato (hexafosfato de mioinositol, IP6) devido à falta de actividade endógena significativa no tracto digestivo para dissociar de maneira eficiente o radical fosfato dos compostos orgânicos. Nos grãos de cereais 65-75% de P encontra-se nesta forma. No entanto adicionar fitases a dietas com alto conteúdo de IP6 pode melhorar em grande medida a taxa de utilização do P. O objectivo deste estudo foi o de avaliar a eficácia de suplementar uma dieta à base de bagaço de soja, milho e trigo com um complexo de multicarbohidrases e fitase (CMCP) sobre a performance do crescimento, a digestibilidade aparente do trato total (DATT) dos nutrientes, as características da carcaça e a qualidade da carne em porcos de engorda. Foram distribuídos 300 porcos por 3 grupos com 10 parques com 10 porcos cada um. Os porcos dos 3 grupos foram alimentados com dietas controle positivo (CP) ou controle negativo (CN) em ou com CMCP respectivamente. As dietas CMCP foram suplementadas com 1.800, 1.244, 6.600 e 1.000 unidades de xilanase, β-glucanase, α-arabinofuranosidase e fitase por kilograma da dieta, respectivamente. A dieta CN era a dieta CP, mas com uma redução na energia limpa (EN), aminoácidos digestíveis (AA dig), P digestível (P dig) e Ca (74 kcal/kg, 7,0%, 0,134 y 0,119 pontos percentuais, respectivamente). As dietas foram administradas em 4 fases do crescimento baseadas no peso corporal: fase 1: 25–50 kg, fase 2: 50–75 kg, fase 3: 75–100 kg e fase 4: 100–135 kg.

Em comparação com a dieta CP e a dieta CN diminui o ganho de peso corporal, o consumo de ração (o) e o índice de conversão (IC) durante as fases de crescimento 1,2,3 e 4. Também reduziu a DATT da proteína bruta, gordura bruta, P e Ca dos suínos. A suplementação com CMCP melhorou o ganho de peso diário, o consumo de ração (o) e o IC nas fases 2,3 e 4 e a DATT da proteína bruta, gordura bruta, cinzas, P e Ca para a dieta CN. Além disso o tratamento dietético não teve efeitos sobre as características da carcaça e na qualidade da carne, com a excepção que a área de lombo na dieta CN+ CMCP foi mais alta do que na dieta CN.

Em conclusão a adição de CMCP a uma dieta base de bagaço de soja, milho e trigo com energia e nutrientes reduzidos melhorou a performance do crescimento e a digestibilidade dos nutrientes, mas teve pouco efeito sobre as características da carcaça e sobre a qualidade da carne em porcos de engorda.

Huang YK, Zhao L, Sun H, Xu XM, Maamer J, Preynat A, Sun LH, Qi DS. A Multicarbohydrase and Phytase Complex Is Able to Compensate a Nutrient-Deficiency in Growing-Finishing Pigs.  Animals. 2021; 11(4): 1129. https://doi.org/10.3390/ani11041129

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista