A fibra alimentar desempenha um papel importante na melhoria da função de barreira intestinal e na manutenção da homeostase intestinal através da regulação da composição microbiana. A microbiota intestinal degrada estes compostos de fibra em oligossacáridos (frutooligossacáridos, isomaltooligossacáridos, galactooligossacáridos e xilooligossacáridos). Os polissacáridos são compostos principalmente por amido resistente, celulose e hemicelulose, sendo o arabinoxilano uma das hemiceluloses mais abundantes na parede celular das plantas de cereais. O arabinoxilano pode ser degradado pela microbiota intestinal em xilooligossacáridos. O objetivo deste estudo foi explorar os efeitos de xilooligossacáridos com diferentes polimerizações na performance de crescimento, função de barreira intestinal e composição microbiana em leitões desmamados. Para o efeito, um total de 144 leitões desmamados foram distribuídos por 3 tratamentos dietéticos num desenho completamente aleatório, de acordo com o seu peso e sexo. Os tratamentos dietéticos incluíram uma dieta basal à base de bagaço de soja e de milho (controlo) e 2 dietas adicionais formuladas com 1% de arabinoxilano (AX) e 1% de xilooligossacáridos (XOS), respetivamente.
Os resultados mostraram que a suplementação dietética com xilooligossacáridos ou arabinoxilano reduziu a incidência de diarreia em leitões desmamados em comparação com o grupo de controlo. As dietas com XOS ou AX aumentaram a altura das vilosidades ileais e a atividade antioxidante intestinal em leitões desmamados, em comparação com o grupo de controlo. As dietas XOS ou AX reduziram o teor de IL-6 no íleo e no cólon e aumentaram as concentrações de sIgA e IL-10 no cólon dos leitões desmamados, em comparação com o grupo de controlo. As dietas XOS ou AX aumentaram as concentrações de ácidos orgânicos totais no íleo e a fermentação in vitro. A dieta XOS aumentou a abundância de Lactobacillus e Bifidobacterium na digesta ileal, enquanto a dieta AX aumentou a população de Lactobacillus na digesta ileal e a abundância de Bifidobacterium na digesta colónica de leitões desmamados.
Em conclusão, tanto os xilo-oligossacáridos como o arabinoxilano reduzem a incidência de diarreia e melhoram a capacidade antioxidante, a função imunitária e as populações de bactérias benéficas, enquanto a fermentação microbiana de xilo-oligossacáridos com menor polimerização e massa molecular pode produzir mais ácidos orgânicos e uma maior abundância de Lactobacillus e Bifidobacterium no intestino delgado de leitões desmamados, em comparação com o arabinoxilano.
Sun F, Li H, Sun Z, Liu L, Zhang X, Zhao J. Effect of Arabinoxylan and Xylo-Oligosaccharide on Growth Performance and Intestinal Barrier Function in Weaned Piglets. Animals. 2023; 13(6): 964. https://doi.org/10.3390/ani13060964