Este estudo foi feito com o objectivo de investigar os efeitos de suplementar as dietas de porcas com ácidos gordos essenciais (AGE) sobre a eficiência reprodutiva e para estimar as concentrações de AGE necessárias para a porca lactante com a finalidade de conseguir um rendimento reprodutivo máximo no parto seguinte.
Para isso, foram utilizadas um total de 480 porcas equilibradas por paridade (241 de primeiro parto e 239 de 3º a 5º partos (P3+)). As porcas foram distribuídas aleatoriamente, dentro da paridade, num desenho factorial 3x3 mais uma dieta controlo sem lípidos agregados. Os factores incluídos foram ácido linoleico (2,1%, 2,7% e 3,3%) e ácido α-linolenico (0,15%, 0,30% e 0,45%), que foi obtido através da adição de 4% de diferentes misturas de colza, milho e óleo de linho. As dietas foram à base de milho e farinha de soja com 12% de de salvado de trigo.
Os benefícios de suplementar as dietas com os AGE foram mais evidentes no ciclo reproductivo posterior das porcas P3+. Para este grupo de porcas, a suplementação com ácido α-linolenico melhorou a proporção de porcas que pariram em relação às porcas desmamadas (82,8, 80,5 e 92,8% para as porcas alimentadas com 0,15%, 0,30% e 0,45% de ácido α-linolenico, respectivamente). Por outro lado, o uso de um suplemento de ácido linoleico tendeu a aumentar o tamanho da ninhada posterior (13,2, 13,8 e 14,0 de leitões nascidos totais para 2,1%, 2,7% e 3,3% de ácido linoleico, respectivamente).
Estes resultados mostram que é requerida uma ingesta mínima tanto de ácido α-linolenico como linoleico para a porca moderna em lactação se se quiserem conseguir melhores rendimentos reprodutivos através de múltiplos mecanismos que incluem um rápido retorno ao estro, uma maior manutenção da gestação e uma melhoria do tamanho da ninhada seguinte.
David S. Rosero, R. Dean Boyd, Mark McCulley, Jack Odle, Eric van Heugten. Essential fatty acid supplementation during lactation is required to maximize the subsequent reproductive performance of the modern sow. Animal Reproduction Science. Volume 168, May 2016, Pages 151–163.