X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Susceptibilidade antimicrobiana a isolados de Pasteurella multocida

O presente estudo consistiu na condução de um teste de susceptibilidade antimicrobiana, bem como a identificação de serótipos e genótipos em 62 estirpes de P. multocida.

25 Junho 2018
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A Pasteurella multocida pode causar rinite atrófica progressiva e broncopneumonia supurativa em porcos.

O presente estudo consistiu na condução de um teste de susceptibilidade antimicrobiana, bem como a identificação de serótipos e genótipos em 62 estirpes de P. multocida isoladas dos pulmões de porcos doentes com sintomas respiratórios, de Taiwan. O teste de sensibilidade antimicrobiana examinou 13 agentes antimicrobianos: amoxicilina, cefazolina, doxiciclina, flumequina, enrofloxacina, florfenicol, canamicina, lincomicina, lincomicina-espectinomicina, eritromicina, tilosina, tilmicosina e tiamulina.

Os rácios de resistência antimicrobiana foram superiores a 40% em todos os agentes antimicrobianos examinados, excepto no caso da cefazolina. Os níveis mais altos de resistência (100%) foram encontrados para kanamicina, eritromicina e tilosina. A maioria das estirpes isoladas foram serótipo D: L6 (n = 35) seguido de A: L3 (n = 17). A comparação dos níveis de resistência aos antimicrobianos entre os dois serótipos mostrou que as taxas de resistência aos antimicrobianos foram maiores em D: L6 que em A: L3 para todos os antimicrobianos analisados, excepto para tilosina e a tilmicosina. Para P. multocida com erm (B), erm (T) ou erm (42), os resultados não mostraram diferenças significativas em comparação com estirpes com genes não resistentes. A genotipagem por electroforese em gel de campo pulsado usando digestão com restrição ApaI do ADN genómico demonstrou que havia 17 grupos diferentes com uma semelhança de 85% ou mais, com um resultado da genotipagem similar à da serotipagem.

Os resultados do presente estudo mostram a resistência a múltiplos antimicrobianos de P. multocida isoladas de porcos doentes em Taiwan: a distribuição de dita resistência aos antimicrobianos foi associada ao pulsótipo e ao serótipo.

Jih-Ching Yeh, Dan-Yuan Lo, Shao-Kuang Chang, Chi-Chung Chou, and Hung-Chih Kuo. Antimicrobial susceptibility, serotypes and genotypes of Pasteurella multocida isolates associated with swine pneumonia in Taiwan. Veterinary Record. Volume 181, Issue 12. http://dx.doi.org/10.1136/vr.104023

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista