Os vírus da Gripe A suína (IAV-S) causam doenças respiratórias agudas e sub-clínicas. Para aumentar os conhecimentos relativamente à etiologia da forma sub-clínica e assim poder ajudar a prevenir a persistência do IAV-S nas populações de porcos, entre Fevereiro de 2010 e Dezembro de 2013 foi realizada uma vigilância virológica activa no Vietname, o segundo país produtor de porcos da Ásia.
De um total de 7034 zaragatoas nasais recolhidas em porcos clinicamente sãos em 250 explorações e 10 matadouros, foram isolados 172 IAV-S de porcos nas fases de desmame e início da engorda. A taxa de isolamento do IAV-S foi significativamente maior entre os porcos de 3 semanas a 4,5 meses de vida em comparação com animais mais jovens ou maiores. O IAV-S foi isolado de 16 explorações corporativas e de 6 explorações familiares de entre as 250 explorações avaliadas. A análise de regressão logística multivariante revelou que "ter mais de 1.000 porcos" foi o factor de risco que mais influiu para a positividade perante IAV-S. As explorações afectadas pelo IAV-S recombinante tinham populações de porcos significativamente maiores que aquelas nas quais foram isolados os vírus A (H1N1) pdm09, o que sugere que as grandes explorações corporativas funcionam como sítios propícios para a recombinação.
Os resultados demonstram a circulação assintomática do IAV-S na população suína do Vietname. Um maior tamanho das explorações dá lugar a um maior impacto na incidência da infecção sub-clínica pelo IAV-S. Dado que apenas algumas das explorações corporativas inquiridas eram IAV-S positivas, é necessário continuar a realizar uma vigilância activa para identificar factores de risco adicionais importantes na infecção sub-clínica por IAV-S nas explorações suínas do Vietname.
Nobuhiro Takemae, et al. Effect of herd size on subclinical infection of swine in Vietnam with influenza A viruses. BMC Veterinary Research. DOI: 10.1186/s12917-016-0844-z