X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Previsão do tempo de detecção de estirpes de PSA moderadamente virulentas em explorações de porcos de engorda.

Pode levar duas semanas ou mais a detectar a PSA numa exploração de engorda a partir de sinais clínicos leves ou maior mortalidade do que a esperada.

6 Setembro 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A peste suína africana (PSA) é uma doença suína altamente contagiosa e devastadora que tem causado grandes perdas económicas em todo o mundo. A compreensão da dinâmica de transmissão do vírus da PSA dentro de uma exploração agrícola é necessária para se preparar e responder a um surto nos Estados Unidos. Embora os parâmetros de transmissão para estirpes de PSA altamente virulentas tenham sido estimados em vários artigos, há relativamente poucos estudos centrados em estirpes moderadamente virulentas. Utilizando um algoritmo de cálculo Bayesiano aproximado, associado à simulação de Monte Carlo, foi estimada a taxa de contacto apropriada para estirpes de PSA moderadamente virulentas e foram determinadas distribuições estatísticas para a duração de sinais clínicos ligeiros e graves utilizando dados individuais de suínos. Foi então utilizado um modelo de transmissão da doença baseado em diferentes indivíduos para estimar o tempo de detecção da infecção por PSA em função do aumento de sinais clínicos ligeiros, sinais clínicos graves ou mortalidade diária.

Os resultados indicaram que pode levar duas semanas ou mais para detectar PSA numa exploração com base em sinais clínicos ligeiros ou mortalidade superior à esperada durante a produção. Um factor-chave que contribui para o tempo de detecção prolongado da PSA numa exploração suinícola é o período relativamente longo de infecção latente de um porco individual (média 4,5, 95% P.I., 2,4 - 7,2 dias).

Estas estimativas de parâmetros do modelo de transmissão e o tempo estimado para a detecção de sinais clínicos fornecem informações valiosas que podem ser utilizadas não só para ajudar na preparação para emergências, mas também para informar outros modelos de simulação que avaliam a propagação de doenças regionais.

Malladi S, Ssematimba A, Bonney PJ, et al. Predicting the time to detect moderately virulent African swine fever virus in finisher swine herds using a stochastic disease transmission model. BMC Veterinary Research. 2022; 18: 84. https://doi.org/10.1186/s12917-022-03188-6

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista