X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos do tipo da ração e do desenho do comedouro sobre o rendimento em porcos de acabamento

Os comedouros de alimento semi-húmido e o granulado da dieta jogam um papel importante sobre a melhoria do GMD e do IC em porcos no final da engorda.

24 Julho 2012
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A alimentação representa a maior parte dos gastos de produção na engorda de porcos, pelo que os produtores estão constantemente a avaliar diferentes vias com a finalidade de melhorar os rendimentos produtivos e reduzir os custos. O objetivo deste estudo foi reavaliar os efeitos da forma de apresentação da ração (farinha vs. grão) o desenho dos comedouros (secos convencionais vs. de alimento semi-húmidos) no rendimento dos porcos de acabamento. Um total de 1146 porcos em crescimento (PV inicial de 38,6 kg) foram utilizados num estudo de 104 dias de duração. Os tratamentos foram realizados em modelo factorial 2 x 2 com 11 réplicas por tratamento e com 25 a 27 porcos por curral. A metade dos corrais foram equipados com comedouros convencionais secos com 5 bocas e a outra metade tinham um comedouro de alimento semi-húmido com chupeta em ambos os lados. Todos os porcos foram alimentados com uma dieta com base em milho e soja com 20% de DDGS durante as primeiras quatro fases e 10% de DDGS na 5ª fase. A única diferença da dieta entre tratamentos foi a forma (farinha vs. grânulo). O peso dos animais e a desaparição de alimento foram medidos nos dias 0, 14, 28, 42, 56, 70, 86 e 104.

Desde o dia 0 ao 28, não se observou uma interacção entre a forma da ração e o desenho do comedouro no GMD nem no IC. Os porcos alimentados com granulado apresentaram pior (P < 0,001) IC comparado com os que foram alimentados com farinha, o que se associou a uma baixa qualidade do grânulo (39,6% de finos). Desde o dia 42 ao 86, a qualidade do grânulo melhorou (4,4% de finos), e foi observada uma interacção significativa entre a forma da ração e o comedouro (P < 0,02) no GMD, enquanto que os porcos alimentados com farinha nos comedouros convencionais secos tiveram uma diminuição do GMD comparado com os porcos alimentados com granulado nos mesmos comedouros ou os porcos alimentados em comedouros semi-húmidos, apesar da forma da ração. Os porcos alimentados com granulado apresentaram uma melhoria (P < 0,001) do IC comparado com os que receberam a farinha. Os porcos alimentados em comedouros semi-húmidos incrementaram (P < 0,03) o CMD e apresentaram um menor IC comparado com os animais alimentados em comedouros convencionais secos. No global, os porcos alimentados em comedouros semi-húmedos tiveram um incremento (P < 0,02) do GMD e CMD, e um pior IC comparado com os que foram alimentados em comedouros convencionais secos, enquanto que os que consumiram granulado tenderam à melhoria (P < 0,06) do IC comparado com os que foram alimentados com farinha.

Em conclusão, apesar da forma da ração, os porcos alimentados em comedouros semi-húmedos incrementaram o GMD e o CMD comparado com os que foram alimentados em comedouros convencionais secos. Adicionalmente, a qualidade do grânulo influenciou a resposta de crescimento porque os porcos aos que se lhes proporcionou grânulo de alta qualidade em comedouros convencionais secos cresceram mais que os que foram alimentados com farinha. Inversamente, se a qualidade do grânulo é pior, o benefício da eficiência de alimentação associado ao grânulo foi perdido.

AJ Myers, JR Bergstrom, MD Tokach, SS Dritz, RD Goodband, JM DeRouchey, JL Nelssen. The effects of diet form and feeder design on the growth performance of finishing pigs. 2011. Swine Day, 247-256.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista