Neste artigo dá-se a conhecer um surto regional em curso de uma variante emergente do vírus do síndroma reproductivo e respiratório suíno (PRRSV2) dentro da Linhagem 1C que afecta 154 explorações de reprodutoras e engordas no Médio Oeste dos Estados Unidos. A transmissão parece ter ocorrido em duas vagas, com um primeiro pico de casos semanais entre outubro e dezembro de 2020 e um segundo pico a partir de abril de 2021. A maioria dos casos ocorreram num raio de 120 km.
Tanto os resultados de sequenciação do ORF5 como do genoma completo sugerem que isto representa uma aparição de uma nova variante dentro da Linhagem 1C diferente da que estava a circular previamente. Foi realizado um estudo com casos e grupos controle com 50 casos (explorações afectadas com a nova variante emergente) e 58 controles (explorações afectadas com outras variantes do PRRSV) entre outubro e dezembro de 2020. As explorações com veículos não exclusivos ao sistema de produção tiveram 0,04 vezes mais probabilidades de ser infectadas com a nova variante. Foi observada também um agrupamento territorial (81,42 km de raio) com 1,68 vezes maior número de casos com a nova variante. A mortalidade média em engorda dentro das primeiras 4 semanas depois da detecção fui maior entre as ocorrências da nova variante (4,50%) que entre as outras infecções (0,01%).
A transmissão de um vírus muito similar entre diferentes explorações durante a primavera gera preocupação sobre o que poderá ocorrer na próxima temporada de transmissão alta do PRRS.
Kikuti M, Paploski IAD, Pamornchainavakul N, Picasso-Risso C, Schwartz M, Yeske P, Leuwerke B, Bruner L, Murray D, Roggow BD, Thomas P, Feldmann L, Allerson M, Hensch M, Bauman T, Sexton B, Rovira A, VanderWaal K, Corzo CA.