X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Uso de novos ingredientes fibrosos afecta DIA da MS, PB, EB e FDT

A utilização de novas fontes de fibra reduz a digestibilidade da matéria seca e a energia em porcos.

11 Setembro 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os benefícios para a saúde que muitas novas fontes de fibra proporcionam dependem principalmente da composição e da digestibilidade dos hidratos de carbono no intestino delgado e da fermentabilidade dos hidratos de carbono que passam para o intestino grosso. A determinação da energia e digestibilidade dos nutrientes em porcos foi reconhecida como um bom modelo para a estimativa dos nutrientes e a digestibilidade da energia nos seres humanos.

Os objectivos desta experiência foram determinar o efeito de novos ingredientes fibrosos sobre a digestibilidade ileal aparente (DIA) e a digestibilidade total aparente (DTA) da energia bruta (EB), matéria seca (MS), proteína bruta (PB) e fibra total da dieta (FDT) nos porcos e calcular a digestibilidade standartizada da FDT. Doze porcos em crescimento (peso vivo inicial 20,0 ± 2,8 kg) foram canulados cirurgicamente com uma cânula T no íleon distal. Após 10 dias alojados individualmente, os animais foram transferidos para jaulas metabólicas. Os animais foram distribuídos aleatoriamente num desenho Youden de 6 × 5 com seis porcos e cinco periodos. Em cada periodo, os porcos dentro de cada quadrado eram alimentados com uma das seis dietas experimentais. Foi formulada uma dieta controlo à base de caseína e maltodextrina. Cinco dietas adicionais foram preparadas substituíndo 100 g kg- 1 de maltodextrina na dieta de controlo por 100 g kg- 1 de cada um dos quatro ingredientes de fibra com 100 g kg- 1 de celulose. Os tratamentos foram: (1) amido resistente com 600 g kg- 1 FDT (AR 60) ; (2) 750 g kg - 1 de FDT (AR 75); (3) fibra solúvel de milho a partir da hidrólise do amido de milho (FMS 70); e (4) pululano um polissacárido que é produzido através da fermentação por Aureobasidium pullulans.

A DIA de DM e GE nas dietas que continham os ingredientes em estudo foi menor (P < 0,05) que na dieta de maltodextrina. A adição de celulose ou pululano, mas não a AR 60, AR 75 ou FMS 70, reduziu (P< 0,05) a DIA da PB. A média das perdas endógenas ileais e as totais da FDT analisada foram 25,25 e 42,87 g kg - 1 de MS ingerida, respectivamente. A adição de novos ingredientes fibrosos a uma dieta à base de maltodextrina teve efeitos diferentes na DIA da MS, PB, GE e FDT. As medições da digestibilidade standartizada da FDT podem ser um melhor indicador da fermentação da FDT que as medições da DIA e DTA de FDT, devido a que alguns metabolitos endógenos podem ser analisados como FDT.

Cervantes-Pahm, S.K., Liu, Y., Evans A. and Stein, H.H. 2014. Effect of novel fiber ingredients on ileal and total tract digestibility of energy and nutrients in semi-purified diets fed to growing pigs. J Sci Food Agric. 94: 1284–1290. DOI 10.1002/jsfa.6405

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista