O presente estudo foi realizado para testar a hipótese de que diferentes expressões das necessidades de aminoácidos da dieta (AA) possam afectar o equilíbrio de N nos porcos. Foram utilizados 12 porcos com um peso corporal médio de 40,9 kg e foram formuladas 3 dietas para cumprir com as necessidades estimadas de AA baseadas nos AA totais (Diettotal) e na digestibilidade ileal aparente (DietAID) ou digestibilidade ileal standart (DietSID) dos AA com quantidades constantes de milho, farinha de soja e farinha de gérmen de milho e conteúdos diferentes de AA cristalinos. Foram recolhidas fezes e urina e o balanço de azoto foi calculado a partir dos dados analisados das dietas e amostras de fezes e urina.
Os porcos alimentados com Diettotal tiveram menos retenção de N (P = 0,048) e coeficientes de retenção (P <0,01), resultando em maior excreção urinária (P = 0,014) e total (P = 0,017) que DietAID e DietSID. A excreção de N urinário tendeu a ser maior (P = 0,074) para os porcos alimentados com DietAID que com DietSID.
Em conclusão, a formulação de dietas suínas baseadas em AA digestíveis em vez de em AA totais pode reduzir a excreção de N.
S.A. Lee, H. Jo, C. Kong, B.G. Kim. Use of digestible rather than total amino acid in diet formulation increases nitrogen retention and reduces nitrogen excretion from pigs. Livestock Science. Volume 197, March 2017, Pages 8–11. http://dx.doi.org/10.1016/j.livsci.2016.12.013