O objectivo do presente estudo foi investigar os efeitos do uso de ácido linoleico conjugado (ALC) na citotoxicidade dos linfócitos do sangue periférico nos leitões.
Para isso, foram distribuídos ao acaso por 2 tratamentos, dieta controlo ou dieta com 2% de ALC, um total de 40 leitões Duroc × Large White × Landrace de 21 dias de vida, durante 6 semanas.
O uso de ALC na dieta aumentou significativamente o número de linfócitos T CD8+ no sangue periférico. Em comparação com o grupo controlo, a citotoxicidade, a perforina e a expressão do ARNm da granzima B dos linfócitos do sangue periférico nos leitões suplementados com ALC aumentou em 29,98%, 32,87% e 43,36%, respectivamente. Os leitões alimentados com a dieta com ALC apresentaram uma maior expressão do ARNm de Lck e Fyn nos linfócitos do sangue periférico. O conteúdo de C16:0 aumentou significativamente no grupo de leitões suplementados com ALC na dieta, enquanto que o conteúdo de C18:1 reduziu-se significativamente. O conteúdo de ALC nos linfócitos da sangue periférico dos leitões no grupo ALC foi de até 0,24%.
Estes resultados sugerem que o uso de ALC na dieta aumenta a citotoxicidade dos linfócitos do sangue periférico, talvez através de uma alteração na composição dos ácidos gordos.
Yongxiang Liu, Yanli Liu, Rongchao Qiu, Dongfeng Jiang. Effects of dietary conjugated linoleic acid on cytotoxicity of peripheral blood lymphocytes in piglets. Canadian Journal of Animal Science, 2016, 96(2): 154-160, 10.1139/cjas-2014-0164.