X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Uso de cevada de baixa qualidade em leitões desmamados

A cevada poderá substituir o trigo, não só em dietas para porcos em crescimento-acabamento, mas também para porcos em iniciação.

23 Junho 2016
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A inclusão de grão de cevada de alta qualidade (HQ)  nas dietas de leitões desmamados é limitada devido ao seu maior conteúdo de fibra e valor mais baixo de energia neta (EN) que o trigo. Há disponibilidade de cevada de baixa qualidade (LQ) mas o seu valor em rações para leitões desmamados é desconhecido.

Para o investigar, 280 leitões desmamados (peso corporal inicial: 8,65 ± 0,87 kg) foram alimentados com dietas granuladas incluindo cevada HQ ou LQ (com ou sem equilibrar para o valor de EN), para substituir 650 g de trigo/kg durante 3 semanas a partir de 1 semana pós-desmame. Foram formuladas 5 dietas [MJ NE/kg; g lisina ileal standartizada digestível (SID)/MJ NE]: 1) trigo (10,0; 1,07); 2) cevada HQ (10,0; 1,06); 3) cevada LQ sem correcção de EN (9,76; 1,09); 4) cevada LQ com correcção de EN (10,0; 1,06) e 5) cevada LQ com um valor de EN baixo (9,42; 1,12).

O coeficiente de digestibilidade total aparente do tracto gastrointestinal (CATTD) para a energia bruta (EB) foi maior para a dieta de trigo que para as dietas de cevada. O CATTD para a EB foi menor para a dieta de cevada HQ que para as dietas de cevada LQ e maior para a dieta de baixa EN e cevada LQ que para a dieta de cevada LQ sem correcção em EN. A energia digestível (ED) e o valor previsto de EN foram maiores (P <0,05) para a dieta de trigo que para as dietas de cevada à excepção da dieta de cevada LQ com correcção de EN. Estes valores de energia foram mais baixos para a dieta cevada HQ que para a dieta de cevada LQ com a correcção de EN que para as dietas de cevada LQ e maiores para a cevada LQ com EN corrigida que para a dieta de cevada LQ sem a correcção ou baixa EN. Para os dias 1-21, o consumo médio diário (CMD), o ganho médio diário (GMD) e a eficiência alimentar (G:F) da dieta de trigo não foi diferente da de dieta de cevada HQ, mas foram menores que os das dietas de cevada LQ. O GMD da dieta de cevada HQ não diferia das dietas de cevada LQ. A correcção NE não afectou o CMD, o GMD e a G:F das dietas de cevada LQ.

Em conclusão, a inclusão na dieta de grão de cevada para substituir 650 g/kg de trigo, reduziu a digestibilidade da energia, mas não reduziu o crescimento dos leitões desmamados. Os porcos alimentados com a dieta com cevada LQ tinham um maior consumo de alimento, GMD e eficiência alimentar que os porcos alimentados com a dieta de trigo. A cevada poderá substituir o trigo, não só em dietas para porcos em crescimento-acabamento, mas também para porcos em iniciação.

Nasir, Z., Wang, L. F., Young, M. G., Swift, M. L., Beltranena, E., and Zijlstra, R. T. (2015). The effect of feeding barley on diet nutrient digestibility and growth performance of starter pigs. Animal Feed Science and Technology, 210, 287-294. http://dx.doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2015.10.014

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista