O desmame é uma das etapas mais stressantes da produção suína, pois altera a flora intestinal dos leitões, muitas vezes comprometendo a barreira mucosa e a estrutura intestinal. Portanto, em leitões é frequente o aparecimento de diarreia após o desmame, o que supõe perdas económicas importantes para os produtores.
Por esse motivo, medidas não antibióticas são necessárias para controlar a diarreia pós-desmame. Foi relatado que Saccharomyces cerevisiae da clara de ovo fermentada, aumenta a resistência do hospedeiro à infecção.
Para melhorar o rendimento do crescimento em leitões desmamados precocemente, a cepa S288c de Saccharomyces cerevisiae foi adaptada para crescer em clara de ovo e um probiótico de levedura foi desenvolvido pela fermentação de clara de ovo (P). Deste modo, P é uma combinação de levedura viva e clara de ovo activa (Duan-Nai-An).
O objectivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da suplementação de P na imunidade e integridade da mucosa intestinal, examinando a microestrutura e ultraestrutura do intestino de leitões desmamados com ou sem suplementação de P.
Para isso, 108 leitões saudáveis com 20 dias de idade (Duroc × Yorkshire × Landrace) foram divididos aleatoriamente em 3 tratamentos. O Grupo I foi alimentado com uma ração basal suplementada com P, o grupo II recebeu a ração basal e o malte fermentado original Saccharomyces cerevisiae e o grupo III (grupo controlo) recebeu apenas a ração basal (sem suplementos).
Como resultado, os leitões alimentados com P desenvolveram intestinos com epitélios colunares intactos cobertos por microvilosidades compactadas na superfície apical, enquanto os leitões do grupo controlo apresentaram atrofia e diminuição das vilosidades, descolamento de microvilosidades e, em casos graves, lesões no epitélio intestinal e exposição da lâmina própria subjacente. Além disso, os leitões alimentados com P apresentaram hiperplasia plasmocítica, aumento do número de nódulos linfóides, placas de Peyer bem desenvolvidas e centros germinais evidentes. Os tecidos linfoides do grupo controlo eram bem menos desenvolvidos, apresentando atrofia linfonodal, redução linfocitária, degeneração e necrose.
Portanto, estes resultados sugerem que a suplementação com P melhorou o desenvolvimento das estruturas e os tecidos linfoides intestinais e favoreceu a saúde intestinal em leitões desmamados.
Zhaxi, Y., Meng, X., Wang, W., Wang, L., He, Z., Zhang, X., & Pu, W. (2020). Duan-nai-An, A Yeast probiotic, improves intestinal Mucosa integrity and immune function in Weaned piglets. Scientific Reports, 10(1), 1-14. https://doi.org/10.1038/s41598-020-61279-6