X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Uso de Lonicera macranthoides na dieta do porco

Foi realizado um estudo para determinar o efeito da suplementação com Lonicera macranthoides sobre o rendimento produtivo, a qualidade da carne e os perfis de aminoácidos livres em porcos de crescimento-acabamento.

16 Março 2017
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O ácido linoleico conjugado, os ácidos gordos n-3, algumas proteínas vegetais e algumas ervas podem ser utilizadas como aditivos na ração para melhorar a qualidade e o valor nutricional da carne. No entanto, é prestada muita atenção ao conteúdo de gordura intramuscular e aos perfis de ácidos gordos, enquanto que a composição de aminoácidos essenciais (EAA) da carne tem sido descuidada. De facto, o conteúdo de EAA é um factor importante na determinação do valor nutritivo da carne e contribui de maneira importante para as propriedades sensoriais desta.

Foi realizado um ensaio de 60 dias para determinar o efeito da suplementação dietética com a folha de Lonicera macranthoides (LML) sobre o rendimento produtivo, a qualidade da carne e os perfis de aminoácidos livres em porcos de crescimento-acabamento. Foram utilizadas folhas de L. macranthoides secas e posteriormente moídas suplementadas em pó. Um total de 288 machos cruzados (Large White × Landrace) com um peso inicial médio de 54,0 ± 3,4 kg foram aleatoriamente alocados a 3 tratamentos e alimentados com uma dieta basal ou uma dieta suplementada com 0,5% ou 1,0% de LML em pó.

Os resultados mostraram que a dieta suplementada com LML em pó não afectou o consumo médio diário (CMD) e o índice de conversão dos porcos. Além disso, a dieta suplementada com LML em pó não apresentou efeitos significativos sobre a qualidade da carcaça, incluindo o rendimento, espessura da gordura dorsal, área do lombo, nem as características de qualidade da carne incluindo cor da carne, gordura intramuscular e perda por cozedura. No entanto, a dieta suplementada com LML em pó melhorou significativamente os perfis de aminoácidos livres no soro e o músculo longissimus thoracis. Mais importante ainda, o pó LML na dieta aumentou o conteúdo total de aminoácidos livres e o conteúdo essencial de aminoácidos livres no músculo longissimus thoracis.

Estes resultados indicam que o LML tem potencial para melhorar o valor nutricional da carne através da melhoria do perfil de aminoácidos livres.

Long, C., Zhou, X., Wang, Q., Xie, C., Li, F., Fana, Z., Zhangb, B, Ruanc, Z., Chend, X, Wua, X. and Yin, Y. (2016). Dietary supplementation of Lonicera macranthoides leaf powder improves amino acid profiles in serum and longissimus thoracis muscle of growing-finishing pigs. Animal Nutrition. http://dx.doi.org/10.1016/j.aninu.2016.08.006

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista