Este estudo foi realizado para avaliar se as placas refrigerantes no solo combinadas com água de bebida refrigerada poderiam mitigar os efeitos negativos do stress por calor em porcas aleitantes. Foram avaliadas trinta porcas (Landrace × Yorkshire, Paridade = 1 a 6) que foram alojadas em jaulas de parto individuais em duas salas com temperaturas controladas a 29,4 ºC (07:00-19:00 horas) e 23,9ºC (19:00-7:00 horas). Às porcas de uma sala (refrigerada), mas não às da outra sala (controle), foram-lhe disponibilizadas placas refrigeradas no solo (21-22ºC) e água de bebida refrigerada (13-15ºC). O comportamento das porcas (15 porcas/tratamento) foi gravado em vídeo durante o parto e aos dias 1, 3, 7, 14, e 21 depois do parto. Os vídeos foram visualizados continuamente para registar a hora de nascimento de cada leitão, a partir da qual se calculou a duração total do parto e os intervalos entre nascimentos. A frequência de bebida e a duração de cada acção foram registados para cada porca a partir da observação continua dos vídeos durante 2 horas (15:30-17:30 horas) cada dia de gravação. As posturas (deitada lateralmente, deitada ventralmente, sentada e de pé) foram registadas observando as gravações de vídeo a intervalos de 5 minutos durante 24 horas cada dia de gravação, e se calculou o tempo que passaram em cada postura. A temperatura rectal e a frequência respiratória de todas as porcas foram medidas no dia antes e depois do parto e depois uma vez por semana. A performance da porca e da ninhada foram registados. Os dados foram analisados através do procedimento Glimmix do SAS.
A aplicação da refrigeração não afectou o comportamento das porcas, nem a performance da ninhada. As porcas da sala refrigerada tiveram uma temperatura rectal mais baixa e menor frequência respiratória, consumiram mais alimento e tendencialmente perderam menos peso e gordura dorsal durante a lactação que as porcas da sala controle. À medida que a lactação avançava, as porcas aumentaram a frequência de bebida e o tempo que passavam deitadas em posição ventral, de pé e sentadas e diminuíram o tempo que passavam deitadas em posição lateral tanto na sala refrigerada como na sala controle.
As placas refrigeradoras no solo combinadas com água de bebida refrigerada não afectaram o comportamento das porcas, aliviaram parcialmente o stress por calor, tal como indica a diminuição da temperatura rectal, frequência respiratória, perda de peso, gordura dorsal e aumento do consumo de ração na porca aleitante.
Zhu Y, Johnston LJ, Reese MH, Buchanan ES, Tallaksen JE, Hilbrands AH, Li YZ. Effects of cooled floor pads combined with chilled drinking water on behavior and performance of lactating sows under heat stress, Journal of Animal Science. 2021; 99(3): skab066. https://doi.org/10.1093/jas/skab066