Foram realizadas duas experiências para avaliar os efeitos da suplementação das porcas com um aditivo zootécnico (Tri-Lution®) nas populações bacterianas fecais, nas imunoglobulinas (Ig) colostrais (Experiência 1), e no tamanho da ninhada e peso ao desmame (Experiência 2). Na Experiência 1, 30 porcas gestantes alojadas individualmente foram distribuídas aleatoriamente por dois grupos homogeneizados por paridade e foram monitorizados do 84º dia de gestação até ao parto. Os tratamentos consistiram em uma dieta basal (CON) ou uma dieta basal mais 30 gr do aditivo zootécnico por dia (TL). Na Experiência 2 foram distribuídas aleatoriamente 128 porcas alojadas individualmente aos mesmos tratamentos descritos na Experiência 1 desde os 84 dias de gestação até aos 22 dias de lactação. Os dados foram analisados como bloco completamente aleatório. Na Experiência 1 foram recolhidas amostras de fezes desde o 112º dia de gestação e o colostro foi recolhido na primeira hora depois do nascimento do 1º leitão.
As populações de coliformes fecais (P<0,001; 6,83 vs. 7,46 UFC/g para TL e CON, respectivamente) e Clostridium spp. (P<0,05; 6,75 vs. 7,17 UFC/g para TL e CON) baixaram enquanto que os Enterococcus spp úteis foram maiores (P<0,001; 8,04 vs. 7,42 UFC/g para TL e CON) em porcas alimentadas com TL. Foi detectada também uma tendência (P<0,10) na redução da Salmonella spp.(6,05 vs. 6,47 UFC/g para TL e CON) nas fezes de porcas alimentadas com TL. A concentração de IgA no colostro teve tendência a ser mais elevada (P<0,07) em porcas suplementadas com TL. Na Experiência 2 o número de leitões nascidos vivos por porca não foi afectado pelo tratamento mas os nascidos vivos (19,6 vs. 18,1 kg para TL e CON) e o peso total dos nascidos (21,5 vs. 20,0 kg para TL e CON) das porcas suplementadas com TL tenderam a ser mais elevados (P < 0,07). O número de leitões desmamados por porca foi superior (P<0,04) nas porcas suplementadas com TL (11,0 vs. 10,3 leitões para TL e CON), o que correspondeu a uma tendência (P < 0,09) para pesos de ninhada mais altos ao desmame nas porcas alimentadas com TL (69,5 vs. 65,9 kg para TL e CON).
Em resumo a suplementação das porcas com um aditivo zootécnico durante a fase final da gestação diminuiu a excreção de organismos patogénicos nas fezes e aumentou a concentração de IgA no colostro o que pode ter contribuído para um maior número de leitões desmamados por porca.
PK Brown, DA Spangler, DM Albin, DH Kleinschmit, DP Casper, GA Ayangbile, and RJ Hall. Supplementing sows with Tri-Lution® decreases fecal shedding of bacteria and improves colostral immunoglobulin concentrations and litter performance. 2011. Journal of Animal Science, 89, E-Suppl. 2, page 134.