Neste estudo, foi avaliada a eficácia de uma estirpe atenuada de Salmonella enterica serótipo Typhimurium em três explorações suínas de ciclo fechado. Em cada exploração, 120 leitões foram vacinados oralmente aos 3 e 24 dias de idade, enquanto outros 120 leitões não foram vacinados e serviram de controlo. As fezes, os gânglios linfáticos ileocecais e o conteúdo cecal foram analisados para S. Typhimurium mediante isolamento e o soro para anticorpos frente a S. Typhimurium através de ELISA. Todos os porcos foram pesados no pré-desmame e ao abate para determinar o ganho médio diário.
Antes do abate, nos porcos vacinados um número significativamente menor de animais eliminaram S. enterica, o número de títulos de anticorpos específicos frente a S. enterica foi significativamente menor e o ganho médio diário significativamente maior em comparação com os controlos não vacinados. Em duas explorações, houve proporções significativamente mais baixas de linfonodos ileocecais e conteúdo cecal positivo a S. enterica ao abate entre os grupos controlo e vacinados, mas esta diferença não foi significativa nas três explorações. Foi isolada S. enterica com as mesmas características auxotróficas e genótipo que a estirpe vacinal de diversas amostras de fezes, linfonodos ileocecais e conteúdo cecal de porcos vacinados.
Estas descobertas indicam que a vacinação com uma estirpe atenuada de S. Typhimurium reduz a eliminação de S. enterica, mas a diminuição não é consistente e a estirpe vacinal pode persistir em alguns tecidos.
De Ridder, et al. Use of a live attenuated Salmonella enterica serovar Typhimurium vaccine on farrow-to-finish pig farms. Vet J. 2014 Nov;202(2):303-8. doi: 10.1016/j.tvjl.2014.09.012. Epub 2014 Sep 16.