X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Uso do bagaço de extrusão prensada de B. juncea em porcos em acabamento

A utilização de B. juncea na dieta penaliza o consumo de ração e os rendimentos produtivos durante a fase de acabamento.

23 Abril 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O valor energético da farinha de canola é considerado baixo devido ao seu alto conteúdo em fibra e baixo conteúdo em óleo. Brassica juncea é uma nova espécie de canola com o revestimento mais fino e menor conteúdo em fibra, mas com o dobro do conteúdo em glucosinolatos de B. napus, que pode diminuir o consumo dos animais e afectar negativamente a função tiroidea, hepática e renal. No entanto, a extrusão antes do expeler pode aumentar a digestibilidade da gordura e da proteína e diminuir os efeitos anti-nutricionais dos glucosinolatos. O objectivo deste estudo foi comparar os resultados do rendimento dos animais e da carcaça, assim como as características da carcaça e o perfil de ácidos gordos da papada em porcos de crescimento-acabamento comerciais, com diferentes percentagens de inclusão de bagaço de B. juncea extruida. Um total de 880 porcos (38 kg), alojados em 40 currais por sexo, foram alimentados com 0, 5, 10, 15 ou 20% de bagaço de B. juncea processada por extrusão e o expeler (TEP) até ao abate (120 kg). As dietas proporcionaram 9,6 MJ de energia neta (EN) e 1,0, 0,9, 0,8, 0,7, e 0,7 g Lys digestível standartizada ileal:MJ de EN nas cinco fases de crescimento (dias 0-14, 15-35, 36-56, 57-74 e de 75 até ao abate).

Cada 5% de inclusão de TEP reduziu linearmente (P<0,05) a desaparição de alimento (CMD) em 46 g e o ganho de peso (GDP) em 8 g, o peso da carcaça em 440 g, a profundidade do lombo em 0,6 mm e aumentou os dias de prova em 0,43, mas não afectou o rendimento da carcaça, espessura da gordura dorsal, rendimento magro ou o índice da carcaça. Cada 5% de inclusão de TEP incrementou linearmente (P<0,001) os ácidos gordos mono e poliinsaturados e o valor de iodo de 0,8, 1,0 e 1,4 g /100g de gordura da papada, respectivamente.

Em conclusão, o aumento da inclusão na dieta de bagaço de extrusão prensada de B. juncea diminuiu linearmente o CMD, a GMD, o PV, os dias até ao abate, o peso da carcaça e a profundidade do lombo. Também aumentou a insaturação da gordura da papada mas não comprometeu a firmeza da gordura da papada para lá dos níveis acetáveis a avaliação do índice de iodo. Foi atribuída grande parte da diminuição no consumo a um maior conteúdo em 3-butenilo (9,7 μmol g-1) do bagaço de extrusão prensada de B. juncea, um glucosinolato mais amargo que outros da canola convencional.

Zhou, X., Young, M.G., Zamora, V., Zijlstra, R.T. and Beltranena, E. 2014. Feeding increasing dietary inclusions of extruded Brassica juncea canola expeller-pressed cake on growth performance, carcass characteristics, and jowl fatty acids of growing-finishing pigs. Can. J. Anim. Sci. 94: 331-342. doi:10.4141/CJAS2013-198

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista