Os produtores de suínos nas explorações comerciais alojam os porcos por sexo e peso para permitir o uso eficiente dos recursos e proporcionar bem-estar ao permitir a interacção com outros animais da mesma espécie e maior liberdade de movimento. O entanto a introdução de porcos desconhecidos pode aumentar as agressões durante 24-48h até que os animais estabeleçam relações sociais. Para abordar esta questão, é necessária uma melhor compreensão do comportamento dos suínos. Os objectivos destes estudos foram os de quantificar o uso do tempo dos suínos depois da introdução de um novo grupo social e como este muda ao longo do tempo e investigar como a agressão social influi no uso geral do tempo e nos parâmetros reprodutivos. Um total de 257 suínos de engorda Yorkshire castrados de 20 parques foram introduzidos em novos grupos sociais às 10 semanas de idade (~23kg) e foram observadas as agressões e o uso do tempo de comportamento em quatro períodos: imediatamente depois da introdução e 3, 6 e 9 semanas mais tarde. Os suínos foram observados durante toda a agressão e iniciada a agressão(ões) durante 9 h depois da introdução e durante 4h e às 3, 6 e 9 semanas mais tarde. Os usos de tempo foram classificados mediante a análise de amostras do comportamento inactivo, movimento, ingestão, social e exploratório cada 2 minutos durante 4 h pela tarde e foi realizado um resumo da proporção de tempo para cada comportamento por período. Foram comparadas as médias dos mínimos quadrados de cada comportamento em momentos distintos no tempo.
Os suínos passaram a maior parte do tempo inactivos. No geral a maior alteração no comportamento foi observada entre a introdução e a semana 3, com alterações graduais ao longo do período de estudo à medida que os porcos se tornavam mais inactivos e dedicavam menos tempo a outros comportamentos. O comportamento não agressivo e os parâmetros productivos foram comparados com a agressão utilizando modelos mistos lineares generalizados. O tempo que os porcos dedicaram a comportamentos não agressivos relacionou-se negativamente com algumas excepções. A agressão iniciada depois da introdução relacionou-se negativamente com a área do lombo.
Os resultados mostram como os suínos de engorda passam o seu tempo em instalações comerciais e indicam que o comportamento continua a alterar-se até 9 semanas depois da introdução de um novo grupo social. Os esforços para reduzir os níveis crónicos de agressão devem centrar-se em promover comportamentos não agressivos, como os de movimento e exploração, depois de a luta inicial que tem lugar imediatamente depois da introdução diminuiu e deve implementar-se até 9 semanas depois da introdução em novos grupos sociais.
O′Malley CI, Steibel JP, Bates RO, Ernst CW, Siegford JM. Time budgets of group-housed pigs in relation to social aggression and production. Journal of Animal Science. 2021; 99(5): skab110. https://doi.org/10.1093/jas/skab110