X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Utilização de fitogénicos para promover crescimento de leitões desmamados

A suplementação com fitogénicos em dietas para leitões desmamados pode ter efeitos promotores de crescimento, bem como em suínos de transição.

17 Abril 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O desmame é uma das fases mais difíceis da vida de um leitão, marcada por factores de stress significativos que conduzem frequentemente a perturbações intestinais e diarreia. Durante anos, os antibióticos promotores de crescimento foram utilizados para contrariar estes efeitos, mas a sua utilização tem sido cada vez mais limitada devido a preocupações com a resistência bacteriana.

Objectivo: Este estudo teve como objectivo avaliar os compostos fitogénicos como uma alternativa natural aos antibióticos promotores de crescimento, como a bacitracina de zinco, e avaliar o seu potencial para apoiar a saúde intestinal, a defesa antioxidante e o rendimento global dos leitões desmamados.

Métodos: Foram realizadas duas experiências comparando três tratamentos alimentares: uma dieta de controlo, uma dieta suplementada com bacitracina de zinco (300 g/t) e uma dieta com uma mistura de compostos fitogénicos (400 g/t). Na primeira experiência, 15 leitões cruzados (machos castrados, desmamados aos 28 dias, com um peso médio de 9,4 kg) foram alojados em jaulas metabólicas para avaliar a digestibilidade da matéria seca, da matéria orgânica, da proteína bruta, da energia bruta e da energia metabolizável, bem como os parâmetros sanguíneos e o microbiota intestinal. A segunda experiência incluiu 108 leitões cruzados (fêmeas e machos castrados, desmamados aos 26 dias, peso médio de 7,52 kg) alojados em jaulas colectivas para avaliar o rendimento do crescimento.

Resultados: Os resultados não revelaram diferenças significativas na digestibilidade e no rendimento entre os tratamentos. No entanto, os leitões que receberam a mistura fitogénica apresentaram níveis mais baixos de superóxido dismutase, peroxidação lipídica e haptoglobina, juntamente com níveis mais elevados de compostos tiol não proteicos e IgA, indicando um aumento da defesa antioxidante. Além disso, verificou-se uma tendência para uma maior diversidade na microbiota intestinal dos leitões suplementados com compostos fitogénicos.

Conclusão: Dados os seus efeitos positivos no estado antioxidante e na microbiota intestinal, a mistura de compostos fitogénicos mostra potencial como alternativa natural aos promotores de crescimento antibióticos em dietas para leitões desmamados.

Santos MKR, Seghetto R, Hauptli L, Paiano D, da Silva AS, Benetti Filho V, Wagner G, de Oliveira Moraes P. Blended phytogenics as an alternative to growth-promoting antibiotics in newly weaned piglets. Trop Anim Health Prod. 2024 Dec 23;57(1):5. https://doi.org/10.1007/s11250-024-04225-2

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista