X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
1
Leia este artigo em:

Utilização de Lactobacillus rhamnosus em leitões para o desequilibrio intestinal

1 comentários

O pré-tratamento com uma dose baixa de Lactobacillus rhamnosus reduz os episódios de diarreias em leitões desafiados com E. coli.

28 Março 2013
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
1

Os probióticos poderiam ser uma boa alternativa aos antibióticos na prevenção de infecções entéricas, no entanto, é necessária informação adicional da dose-efeito para conseguir os propósitos desejados. Portanto, neste estudo, foram usadas uma dose baixa e uma alta de Lactobacillus rhamnosus ATCC 7469 (1010 e 1012 UFC/d, respectivamente) para elucidar os efeitos dose-resposta do probiótico na microbiota intestinal e na resposta imunitária da mucosa em leitões desafiados com Escherichia coli enterotoxigénica F4+ (F4+ETEC). A vinte leitões cruzados (Landrace x Large White) desmamados aos 21 dias de idade e com um peso vivo médio de 5,2 ± 0,2 kg, foi-lhes administrada oralmente uma das duas doses estabelecidas, baixa ou alta, de L. rhamnosus ACTT 7469 durante 1 semana antes do desafio com F4+ETEC. Foi registada a composição fecal e a microbiota gastrointestinal, analisada a expressão génica nos intestinos por PCR em tempo real e quantificada a concentração de factor de necrose tumoral-α (TNF-α) e do receptor Toll-like 4 (TLR4) através de ELISA e inmunohistoquímica, respectivamente.

Inesperadamente, a administração da dose alta incrementou a incidência de diarreia antes do desafio com F4+ETEC, apesar do facto de que ambas as doses melhoraram os episódios de diarreia induzidos por F4+ETEC com o incremento das contagens de Lactobacillus e Bifidobacterium acompanhados da redução da excreção de coliformes nas fezes. Curiosamente, a administração de L. rhamnosus reduziu as contagens de Lactobacillus e Bifidobacterium no conteúdo do cólon e os leitões que receberam a dose alta também demonstraram ter menores contagens de Lactobacillus e Bacteroides no conteúdo do íleon. Foi observado um incremento da concentração sérica de TNF-α induzida pela infecção com F4+ETEC, mas o incremento foi atrasado por L. rhamnosus. Em leitões expostos a F4+ETEC, a expressão jejunal TLR4 aumentou até aos níveis de RNAm e de proteína, também aumentaram a expressão de RNAm de interleuquina (IL)-8 no jejuno e a de β-defensinas 2 suínas (pBD2) no íleon; no entanto, estos aumentos foram atenuados pela administração de L. rhamnosus. Foi incrementada de forma notável a expressão de mRNA de TLR2 no jejuno, de TLR9 no íleon, do receptor Nod-like NOD1 e TNF-α nos leitões aos quais foi administrada a dose baixa após o desafio com F4+ETEC, mas não nos que receberam a dose alta.

Estas descobertas indicam que o pré-tratamento com uma dose baixa de L. rhamnosus pode ser mais eficiente que com uma dose alta, melhorando a diarreia. Há um risco de que o pré-tratamento com uma dose alta de L. rhamnosus possa anular os efeitos preventivos, diminuindo assim os benefícios profilácticos contra os patógenios entéricos.

XQ Li, YH Zhu, HF Zhang, Y Yue, ZX Cai, QP Lu, L Zhang, XG Weng, FJ Zhang, D Zhou, JC Yang, JF Wang. 2012. Risks associated with high-dose Lactobacillus rhamnosus in an Escherichia coli model of piglet diarrhoea:intestinal microbiota and immune imbalances. PLoS ONE, 7(7): e40666. doi:10.1371/journal.pone.0040666.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
05-Abr-2013 robson-jaOs Probioticos só surgem efeitos nas infeccões enterícas causadas pela E.coli ou abrange outro tipos de bactéria surge o mesmo efeito
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista