Foi demonstrado que as leveduras e produtos à base de leveduras, como fontes de proteína de alta qualidade, demonstraram melhorar o rendimento de crescimento, modular o microbioma intestinal e reduzir a diarreia pós-desmame em leitões desmamados. No caso de suínos de engorda, uma vez que têm intestinos maduros, a aplicação e investigação da utilização de leveduras nestes animais é muito menor. O objectivo deste estudo era investigar os efeitos da suplementação com levedura (Saccharomyces cerevisiae) na performance do crescimento, qualidade da carne, saúde intestinal e microbiota em suínos de engorda. Para este fim, um total de 45 suínos de engorda foram aleatoriamente distribuídos por três tratamentos: uma dieta à base de bagaço de soja e milho (controlo), uma dieta à base de trigo e arroz e uma dieta à base de trigo e arroz suplementada com 500 mg/kg de levedura.
Os resultados mostraram que, em comparação com o grupo de controlo, o grupo baseado no trigo e no arroz não tinha diferenças significativas no consumo de ração, no ganho diário ou na taxa de conversão alimentar, mas reduziu significativamente o custo de alimentação por quilograma de ganho de peso dos porcos de engorda. Em comparação com o grupo de controlo, os grupos alimentados com uma dieta de trigo e de arroz/yeast mostraram um aumento no rendimento das carcaças. Além disso, a suplementação com levedura aumentou a expressão genética do factor anti-inflamatório duodenal IL-10, enquanto diminuiu significativamente a expressão genética do factor pró-inflamatório ileal IL-8. Os resultados da identificação microbiana intestinal mostraram que, em comparação com o grupo de controlo, o grupo suplementado com levedura tinha aumentado as abundâncias relativas de Lactobacillus, Streptococcus e Clostridium no cólon e diminuído as abundâncias relativas de Bacteroidea, Clostridae e Prevotella no ceco.
Em conclusão, a performance de crescimento dos suínos alimentados com trigo e arroz foi semelhante à dos alimentados com bagaço de soja e milho. A suplementação com 0,5 % de levedura na dieta à base de trigo e arroz poderia melhorar o rendimento das carcaças e a cor da carne dos suínos de engorda, o que poderia ser devido ao aumento da capacidade de utilização do azoto e da capacidade antioxidante, melhoria do sistema imunitário e alterações nas comunidades de microbiota.
Lin Y, Yu C, Ma Z, Che L, Feng B, Fang Z, Xu S, Zhuo Y, Li J, Zhang J, Yang M, Chen P, Wu D. Effects of Yeast Culture Supplementation in Wheat–Rice-Based Diet on Growth Performance, Meat Quality, and Gut Microbiota of Growing–Finishing Pigs. Animals. 2022; 12(17): 2177. https://doi.org/10.3390/ani12172177