X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Utilização de colostro bovino em leitões prematuros

A inclusão de osteopontina em leites maternizados protege contra a enterocolite necrotizante em leitões prematuros.

4 Setembro 2012
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O leite contem numerosas substâncias bioactivas como as imunoglobulinas, citoquinas, factores de crescimento e compostos com capacidade antibiótica e prebiótica. Estes compostos são importantes para proteger o intestino imaturo nos leitões prematuros das reacções inflamatórias adversas envolvidas em desordens, tais como a enterocolite necrotizante (ECN). No presente estudo pôs-se a hipótese de que o colostro bovino e os leites maternizados enriquecidos com ácidos siálicos (AS), gangliósidos (Gang) ou com osteopontina (OPN) melhorariam a função gastrointestinal e a resistência à ECN nos leitões prematuros. Além disso, a actividade imunomoduladora dos diferentes leites enriquecidos foi investigada in vitro usando células dendríticas (CD) estimuladas com um extracto procedente de bactérias associadas ao intestino. Quarenta e sete leitões prematuros (Large White x Landrace Dinamarquês) de três ninhadas distintas foram extraídos por cesariana aos 105 dias de gestação. Aos animais foi administrada nutrição parenteral total (NPT) através de um catéter arterial durante 2 dias, seguidos de alimentação enteral durante os seguintes 1 a 5 dias. Na experiência 1 (N = 26), uma fórmula controlo foi comparada com um leite maternizado enriquecido com OPN, enquanto que na experiência 2 (N = 21) foi comparado um leite maternizado controlo com colostro bovino ou enriquecido com Gang ou SL.

O enriquecimento com OPN diminuiu a severidade da ECN relativa ao leite maternizado controlo (P<0,01), sem nenhum efeito significativo na incidência de ECN, actividades dos enzimas digestivos nem a absorção de hexose. Nem os leites enriquecidos com SL nem com Gang melhoraram a resistência à ECN ou ás funções digestivas, enquanto que todos os parâmetros de funcionalidade intestinal foram significativamente melhores em porcos alimentados com colostro bovino, relativo ao leite maternizado. Os efeitos in vivo contrastaram com in vitro pela modulação das bactérias e a dose dependente do soro do colostro ante a resposta de citoquinas pela estimulação das bactérias sobre as CD extraídas da medula óssea murinas.

Em conclusão, a OPN tem uma capacidade protectora contra a ECN moderada, enquanto que os leites enriquecidos com Gang ou SL foram ineficientes. A modulação da resposta de citoquinas in vitro por parte das CD pelo soro do colostro bovino deve ser por uma acção sinérgica de vários compostos bioactivos presentes no leite, o que deve explicar os seus efeitos benéficos no desenvolvimento de ECN e a função intestinal do leitão.

HK Møller, T Thymann, LN Fink, H Frokiaer, AS Kvistgaard and PT Sangild. Bovine calostrum is superior to enriched formulas in stimulating intestinal function and necrotizing enterocolitis resistance in preterm pigs. 2011. British Journal of Nutrition, 105: 44-53.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista