As sementes são consideradas a parte mais valiosa da alfarroba, pelo que a polpa de alfarroba pode ser considerada como um sub-produto resultante do processamento pode ser aplicada nas dietas de porco reduzindo o seu preço. A polpa de alfarroba é caracterizada por um baixo conteúdo em proteína e gordura. No entanto, contém elevados níveis de açúcares, hidratos de carbono, particularmente de baixo peso molecular, e possui uma composição de ácidos gordos favorável devido à presença de ácidos gordos essenciais, tais como ácidos linoleico e alfa-linolénico e pose representar uma fonte natural de ácidos gordos desejáveis nas dietas dos animais alimentados com concentrado. O objectivo deste estudo foi avaliar o efeito da inclusão de dois níveis diferentes de polpa de alfarroba na dieta dos porcos de acabamento sobre a composição intramuscular de ácidos gordos e a estabilidade oxidativa da carne. Foram distribuídos 27 porcos Pietrain x Large White por um dos três tratamentos experimentais (9 animais por grupo). O grupo controlo foi alimentado com uma dieta comercial à base de concentrado. Os outros 2 grupos receberam uma dieta com os mesmos ingredientes que a dieta controlo mas com uma inclusão de 8% ou 15% de polpa de alfarroba.
Os tratamentos não afectaram os rendimentos de peso e de abate dos animais. A alimentação com as dietas que continham polpa de alfarroba reduziram a concentração de ácidos gordos saturados no músculo, aumentaram a concentração de ácidos gordos mono-insaturados na carne (P <0,01) e de ácidos gordos n-3 poliinsaturados (PUFAs) e reduziram o ratio n-6/n-3 PUFA (P <0,001). A carne experimentou uma deterioração oxidativa lenta durante os 9 dias de armazenamento. No entanto, o tratamento com 15% de polpa de alfarroba aumentou a susceptibilidade à oxidação de lípidos da carne através do armazenamento (P = 0,03), enquanto que o tratamento não afectou a estabilidade de cor da carne.
Em conclusão, a inclusão de polpa de alfarroba pode ser uma estratégia eficaz e económica na área mediterrânica. Estes resultados demostraram que se pode incluir na dieta até 15% de polpa de alfarroba sem efeitos adversos nos rendimentos dos animais. Além disso, a inclusão de polpa de alfarroba pode melhorar o valor nutricional da carne através do aumento da concentração de ácidos gordos monoinsaturados e de ácidos gordos poliinsaturados n-3, reduzindo a percentagem de ácidos gordos saturados.
Inserra, L., Luciano, G., Bella, M., Scerra, M., Cilione, C., Basile, P., Lanza, M. And Priolo, A. 2015. Effect of including carob pulp in the diet of fattening pigs on the fatty acid composition and oxidative stability of pork. Meat Science, 100; 256-261. doi:10.1016/j.meatsci.2014.09.146