A PSA está a devastar a indústria suinícola na Europa Central e no Leste da Ásia, com os surtos actuais a ser causados por estirpes circulantes de PSAv derivadas do isolado da Geórgia em 2007 (ASFV-G), um vírus do genótipo II.
Na ausência de vacinas disponíveis, a contenção de surtos de doenças é baseada no controlo e abate de animais infectados. Estudos limitados de protecção cruzada sugerem que, para garantir a eficácia de uma vacina, ela deve ser derivada da estirpe actual do surto ou, pelo menos, de um isolado com o mesmo genótipo.
O presente estudo relata a descoberta de que a remoção de um gene anteriormente não caracterizado, I177L, do vírus ASFV-G altamente virulento causa atenuação completa do vírus nos porcos.
Os animais inoculados por via intramuscular com o vírus sem o gene I177L, ASFV-G-ΔI177L, na faixa de doses de 102 a 106 HAD50 permaneceram clinicamente normais durante o período de observação de 28 dias. Todos os animais infectados com ASFV-G-ΔI177L apresentaram baixos títulos de viremia, não mostraram eliminação de vírus, desenvolveram uma forte resposta de anticorpos específicos e, mais importante, foram protegidos quando desafiados com a estirpe parental virulenta ASFV- G.
O ASFV-G-ΔI177L é uma das poucas vacinas experimentais que podem induzir protecção contra o isolado da Geórgia do vírus PSA e a primeira vacina capaz de induzir imunidade estéril contra a estirpe responsável pelos surtos de doenças actuais .
Manuel V. Borca, Elizabeth Ramirez-Medina, Ediane Silva, Elizabeth Vuono, Ayushi Rai, Sarah Pruitt, Lauren G. Holinka, Lauro Velazquez-Salinas, James Zhu, Douglas P. Gladue. Development of a highly effective African swine fever virus vaccine by deletion of the I177L gene results in sterile immunity against the current epidemic Eurasia strain. Journal of Virology Jan 2020, JVI.02017-19; DOI: 10.1128/JVI.02017-19