O complexo respiratório suíno (CRS) é uma das principais causas de perdas económicas para os produtores suínos. Este complexo é devido a uma combinação de diferentes agentes patogénicos e as suas interacções. Dois dos principais agentes patogénicos implicados no CRS são o Mycoplasma hyopneumoniae (Mhp) e o vírus do síndrome reprodutivo e respiratório suíno (PRRSV). Os objectivos deste estudo foram: (i) desenvolver um modelo experimental de dupla infecção por PRRSV e Mhp em porcos SPF com estirpes europeias de ambos os vírus e (ii) avaliar e comparar os efeitos de uma vacinação apenas frente a Mhp, apenas frente ao PRRSV ou combinada frente a Mhp/PRRSV contra esta dupla infecção.
Os porcos duplamente infectados mostraram uma combinação dos sintomas característicos de cada agente patogénico mas sem uma exacerbação significativa da patogenicidade. Portanto, os porcos co-infectados manifestaram tosse e pneumonia típicas de infecção por Mhp além da hipertermia e diminuição do ganho médio diário (GMD) relacionados com a PRRSV. A hipertermia reduziu-se em porcos vacinados frente a PRRSV (vacinação simples ou combinada), enquanto o GMD só se recuperou em porcos vacinados frente a Mhp e PRRSV. Quanto aos sintomas respiratórios e às lesões pulmonares, nenhuma vacina diminuiu a tosse. No entanto, todas as vacinas reduziram a pontuação de pneumonia, sobretudo nos porcos vacinados frente a Mhp (vacinação simples ou combinada). Esta vacina também diminuiu a carga de Mhp no tracto respiratório.
Em conclusão, a vacinação combinada frente a Mhp e PRRSV agrupou de maneira eficiente a eficácia de cada vacina simples e podia ser uma interessante ferramenta para o controlo de CRS na produção suína europeia.
Bourry O, Fablet C, Simon G, Marois-Créhan C. Efficacy of combined vaccination against Mycoplasma hyopneumoniae and porcine reproductive and respiratory syndrome virus in dually infected pigs. Veterinary Microbiology. 2015 Sep 21. 09/2015;
DOI: 10.1016/j.vetmic.2015.09.015