X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito do momento de vacinação contra PRRS em leitões com diferentes niveis de imunidade maternal

O objectivo principal deste estudo foi determinar se a vacinação dos porcos de maior idade poderá induzir uma virémia e seroconversão mais precoces.

19 Janeiro 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A maioria dos estudos que avaliam a virémia e a resposta serológica após a vacinação contra a PRRS foram realizados utilizando porcos SFP (specific free patogen). Normalmente estes porcos tornam-se virémicos após 2 dias e seropositivos após 10 a 14 dias, depois da vacinação. Experiências de campo realizadas no Quebec sugerem que a imunidade materna pode atrasar durante semanas e inclusive meses, o tempo no qual os porcos vacinados contra a PRRS se tornam virémicos se sero-convertem. Foi verificado que era este o caso em situações em que os porcos foram vacinados às 3-4 semanas de idade ou mais jovens. É por isso que o objectivo principal deste estudo foi investigar mais a fundo esta questão e determinar se a vacinação dos porcos de maior idade poderá induzir uma virémia e seroconversão mais precoces.

Passados 7 diasdo desmame, os leitões foram separados em 3 grupos e alojados de forma separada. O Grupo 1 era formado por 5 leitões SFP sem imunidade materna, o Grupo 2 era formado por leitões com níveis de imunidade materna baixos (relação S/P média de 0,06 ) e alta (S/P de 0,71 ), 5 leitões em cada um e finalmente o Grupo 3, do mesmo modo que o grupo 2, com valores médios de S/P de 0,06 e 0,53. Os leitões foram vacinados aos 14 (grupos 1 e 2) ou 28 (grupo 3) dias pós-desmame. Os leitões vacinados aos 14 ou 28 dias pós-desmame encontravam-se em duas salas diferentes e foi-lhes extraído sangue aos dias 7, 14, 15, 21, 28, 29, 35, 42 e 56 pós-desmame.

A virémia foi detectada pela primera vez por PCR aos 7 dias após a vacinação no grupo 1 e nos animais do grupo 2 com baixa imunidade, aos 14 dias no grupo 3 e aos 28 dias no grupo 2 com alta imunidade. Os animais do grupo 1 e os do grupo 2 com baixa imunidade ficaram seroconvertidos aos 14 dias após a vacinação. Os animais do Grupo 2 com alta imunidade tiveram um ligeiro aumento do nível de anticorpos aos 14 dias após a vacinação. Os animais do Grupo 3 com baixa e alta imunidade ficaram seroconvertidos aos 14 e 28 dias após a vacinação, respectivamente. Todas as sequências de ORF5 dos soros positivos através de PCR mostraram ser altamente homólogos com a estirpe da vacina, o que indica que os resultados obtidos não foram associados com estirpes de campo.

Os resultados obtidos sugerem que, dentro dos limites deste estudo, leitões com diferentes níveis de imunidade maternal e vacinados aos 14 a 28 dias pós-desmame são virémicos e ficam seroconvertidos aos 28 dias após a vacinação, o que lhes permite entrar nas unidades de engorda com o nível de protecção desejado. De qualquer formas, deveriam ser feitos mais estudos com um maior número de leitões e com níveis mais altos de imunidade materna para ajudar a confirmar esta hipótese.

Marie-Pier Labrecque; François Cardinal. Impact of PRRS vaccination timing in pigs with different maternal immunity levels. 2013. AASV Annual Meeting.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista