O corn gluten meal (GM) é o subproduto obtido pela moenda húmida do grão de milho. É utilizado na alimentação de monogástricos devido ao seu alto teor de proteina e ao baixo teor em fibra. No entanto a sua utilização é limitada pois a sua proteína não apresenta um perfil de aminoácidos equilibrado uma vez que apresenta teores baixos de lisina e triptofano quando comparado com o bagaço de soja ou com a farinha de peixe. O presente trabalho teve como objectivos determinar a composição química, o valor energético e a digestibilidade dos aminoácidos em dietas com GM e desenvolver equações de predição para estimar o conteúdo em energia e a digestibilidade dos aminoácidos em porcos em engorda com base nas características químicas deste subproduto. As 15 GM avaliados foram obtidos de 7 empresas Chinesas. A experiência 1 foi realizada para determinar a energia digestível (ED) e metabolizável (EM) das 15 GM. Foram utilizados 18 machos castrados (38 ± 4 kg) distribuídos por três grupos segundo um quadrado latino 6x6. As 15 dietas com as diferentes GM foram formuladas para conter 19,20% de GM, substituindo 20 % da energia aportada pelo milho e aminoácidos cristalinos na dieta basal. A experiência 2 foi realizada para determinar a digestibilidade ileal aparente (AID) e a digestibilidade ileal estandardizada (SID) da proteína bruta (PB) e aminoácidos nas 15 amostras testadas usando óxido de crómio como marcador inerte. Os 18 porcos (25 ± 2 kg) "equipados" com uma canula T simples foram distribuídos por três grupos segundo em quadrado latino 6x6. As 15 dietas testadas continham 35% de cada uma das amostras de GM como única fonte aminoácidos na dieta.
Os resultados apresentaram uma variação considerável na composição química das GM entre fábricas. Em base à matéria seca o conteúdo de ED e EM das GM oscilou entre 18,8 e os 21,0 MJ/kg e de18,0 a 19,9 MJ/kg, respectivamente. Não ocorreram diferenças significativas entre AID e SID. Com valores de R2 acima de 0,50 a ED pode ser calculada de forma precisa a partir do conteúdo em PB e fibra e a EM a partir do conteúdo em amido e fibra. Também foram desenvolvidas equações para calcular a SID da metionina.
Y Ji, L Zuo, F Wang, D Li C Lai. 2012. Nutritional value of 15 corn gluten meals for growing pigs: chemical composition, energy content and amino acid digestibility. Archives of Animal Nutrition, 66(4): 283-302. http://dx.doi.org/10.1080/03235408.2012.702466