A suplementação com metionina é uma prática comum nas dietas comerciais para suínos de engorda devido às elevadas necessidades de metionina (Met) dos suínos e ao baixo teor de Met das dietas típicas à base de milho e soja. Os suplementos de metionina mais utilizados são a DL-Met (99% pura), a L-Met e o análogo hidroxilado da DL-metionina (MHA). Uma vez que estas fontes de Met são processadas de forma diferente no organismo, existem poucos dados sobre o seu impacto na desmancha da carcaça e na qualidade da carne. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos destas fontes suplementares de metionina no desempenho do crescimento, no rendimento da carcaça e na qualidade da carne.
Métodos: Com 9 semanas de idade, 240 porcos foram distribuídos por 60 compartimentos do mesmo sexo para um ensaio de acabamento de 104 dias, em quatro fases. Inicialmente, os porcos foram alimentados com uma dieta de crescimento comum até ao 56º dia. Em seguida, as celas foram distribuídas aleatoriamente por uma das três dietas experimentais. Durante as restantes 7 semanas da fase de acabamento, os porcos (com um peso aproximado de 80 kg) foram alimentados com dietas contendo L-Met, DL-Met ou MHA. A fonte suplementar de Met fornecia 25% das necessidades de digestibilidade ileal normalizada de Met + cisteína, e a MHA em que foi considerada uma bioeficiência de 65%. No final do estudo, foi abatido um porco por compartimento e os cortes da carcaça foram analisados para determinar o rendimento da carcaça. Foram avaliados vários parâmetros de qualidade do lombo, incluindo a composição e a força de corte.
Resultados: Os resultados não revelaram diferenças significativas no peso da carcaça quente, na área do lombo, no rendimento da carcaça desossada ou no pH do lombo entre os tratamentos. No entanto, o tratamento DL-Met tendeu a reduzir a perda por gotejamento (5,58%) em comparação com o L-Met (7,03%) e o MHA (6,68%). Da mesma forma, a perda por cozedura foi ligeiramente inferior com o tratamento DL-Met (16,20%) em comparação com o L-Met (18,18%) e o MHA (18,50%).
Conclusão: Estes resultados sugerem que existem diferenças mínimas no rendimento da carcaça e na qualidade da carne atribuídas à fonte de metionina em dietas para suínos de engorda, considerando uma bioeficácia de 65% para a MHA em relação à L-Met ou DL-Met.
Remole HM, Htoo JK, Mendoza SM, Bradley CL, Dilger RN, Dilger AC, Harsh BN. Effects of supplemental methionine sources in finishing pig diets on growth performance, carcass characteristics, cutting yields, and meat quality. Translational Animal Science. 2024; 8: txae088. https://doi.org/10.1093/tas/txae088