O objectivo deste estudo foi comparar a virulência dos tipos 1 e 2 coreanos do vírus da PRRS isolados de porcos desmamados com doenças respiratórias. Os porcos afectados encontravam-se dentro da mesma exploração e os animais infectados com tipo 2 do vírus apresentavam temperaturas rectais médias significativamente mais altas que os infectados com o tipo 1, entre os dias 2 e 9 pós-inoculação. Do mesmo modo, a média dos títulos virais no soro, expressa como TCID50/ml, assim como as pontuações para as lesões pulmonares macroscópicas e microscópicas foram significativamente mais altas nos porcos infectados com PRRSV de tipo 2, em comparação com os infectados com o tipo 1 para diferentes momentos. O número médio de células positivas para PRRSv por unidade de área em pulmões e gânglios linfáticos foi também maior para os porcos infectados com o tipo 2.
Os resultados obtidos neste estudo mostram que o tipo 2 de PRRSv é mais virulento que o tipo 1, tal como mostra a patologia pulmonar induzida, a extensão da distribuição do vírus e a eliminação do vírus por via oral.
K. Han, H.W. Seo, Y. Oh, I. Kang, C. Park, C. Chae. Comparison of the virulence of European and North American genotypes of porcine reproductive and respiratory syndrome virus in experimentally infected pigs. The Veterinary Journal. Volume 195, Issue 3, March 2013, Pages 313–318.