Cada vez mais se encontra o presunto curado apresentado para venda fatiado e embalado. A heterogeneidade da composição das fatias entre embalagens é um inconveniente importante quando o objectivo é oferecer um produto com uma composição conhecida e constante que se ajusta às expectativas individuais do consumidor.
O objectivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade do uso da visão hiperespectral de interactância NIR para a análise em linha de água, gordura e sal e a sua distribuição espacial nas fatias de presunto curado. Foram desenvolvidos modelos PLSR para prever o conteúdo de água, gordura e sal com espectros NIR mediante um conjunto de amostras calibradas (n = 82). Os modelos foram validados por um validador externo (n = 42).
Finalmente, os modelos predictivos foram suficientemente precisos para analisar a composição das fatias. Os erros de previsão foram de 1,34%, 1,36% e 0,71% para a água, gordura e sal, respectivamente. Também foram obtidas imagens que proporcionam informação sobre a distribuição espacial destes componentes dentro da fatia.
P. Gou, E. Santos-Garcés, M. Høy, J.P. Wold, K.H. Liland, E. Fulladosa. Feasibility of NIR interactance hyperspectral imaging for on-line measurement of crude composition in vacuum packed dry-cured ham slices. Meat Science, Volume 95, Issue 2, October 2013, Pages 250–255. doi:10.1016/j.meatsci.2013.05.013