A vitamina D tem um papel principal na homeostase mineral óssea, no entanto, desconhece-se a acção da vitamina D sobre os caracteres reprodutivos dos varrascos.
Este estudo foi realizado para avaliar os efeitos da administração de suplementos de vitamina D3 sobre o rendimento reprodutivo dos varrascos.
Foi atribuída, aleatoriamente, uma de três dietas diferentes em função do nível de vitamina D3, 200 UI / kg (C), 2000 UI / kg (T1) e 4000 UI / kg (T2) a um total de 24 varrascos Yorkshire de 18 meses de vida, por um periodo de 16 semanas.
Os resultados mostraram que a motilidade dos espermatozóides, o número de espermatozóides efectivos por ejaculado, a integridade do acrossoma e o índice de integridade da membrana no grupo T1 foi significativamente maior em comparação com o grupo C. A taxa de integridade da membrana espermática foi maior no grupo T1 que no grupo T2, ao passo que a proporção de deformação foi significativamente menor em T1 que nos grupos C e T2. A suplementação dietética com a vitamina D3 aumentou significativamente a concentração de 25-OHD3 no sangue e no plasma seminal, mas não houve diferenças significativas na sua concentração no plasma seminal entre os grupos T1 e T2. As concentrações de testosterona no sangue e a actividade da aromatase aumentaram depois da administração dos suplementos com vitamina D. A concentração plasmática de Ca2+, a concentração de frutose e a actividade da fosfatase ácida foram maiores no grupo T1 que no grupo C, mas não significativamente diferentes dos valores correspondentes no grupo T2. Além disso, a expressão dos ARNm de CYP19, CYP24A1 e VDR nos espermatozóides era regulada positivamente no grupo T1 em comparação com a do grupo C.
Em conclusão, a suplementação das dietas dos varrascos com 2000 UI/kg de vitamina D3 aumentou a motilidade espermática e o número efectivo de espermatozóides, o que esteve em linha com as concentrações elevadas de vitamina D, secreção de hormonas e expressão génica.
Lin, Yan, et al. "Effects of the Different Levels of Dietary Vitamin D On Boar Performance and Semen Quality." Livestock science (2017): doi: 10.1016/j.livsci.2017.07.003