O zinco na dieta, tanto nas formas inorgânicas, como orgânicas ou nos complexos zinc-AA, são essenciais para manter a função da barreira intestinal e a regeneração do epitélio intestinal.
Dado que o stress pelo calor (HS) pode afectar negativamente a integridade intestinal e a ingesta calórica, o objectivo deste estudo foi avaliar o efeito de 2 fontes dietéticas de zinco e a redução da ingesta calórica sobre a integridade intestinal em porcos submetidos a 12 h de HS. Um total de 36 porcos foram alimentados com uma das seguintes duas dietas : 1) dieta controlo (CON - 120 mg/kg de zinco procedente de sulfato de zinco) ou 2) 60 mg/kg de sulfato de zinco e 60 mg/kg de complexo zinco e AA ( ZnAA). Após 17 dias, os porcos CON foram expostos a condições térmicas neutras (TN) com consumo ad libitum (TN-CON), HS (37°C) com consumo ad libitum (HS-CON) ou o mesmo consumo que baixo HS mas em condições térmicas neutras (PFTN) enquanto que os porcos ZnAA unicamente a HS (HS-ZnAA). Todos os porcos foram abatidos após 12 h de exposição à temperatura ambiental tratamento e foram recolhidas amostras de sangue assim como tecidos bioenergéticos marcadores de stress e ex vivo avaliou-se a integridade do íleon e do cólon.
Em comparação com TN-CON, o HS aumentou significativamente a temperatura rectal e as taxas de respiração. As vilosidades do íleon e a morfologia das criptas reduziram-se, tanto para os submetidos a HS como os PFTN. Além disso, em ambos os grupos PFTN e HS-CON foi observada uma redução da integridade do íleon em comparação com os porcos TN-CON. No entanto, o uso de ZnAA tendeu a atenuar as alterações na integridade do íleon induzidos pelo HS. A abundância de mucinas no íleon aumentou devido à HS e à diminuição do consumo. A integridade do cólon não foi afectada nem pelo HS nem pelo menor consumo. Em comparação com o HS-CON, os porcos HS-ZnAA tenderam a ter uma redução das concentrações de endotoxinas no sangue.
O estudo conclui que o HS e a redução do consumo afectam negativamente a integridade intestinal em porcos, mas o fornecimento de um complexo zinco-AA atenua alguns destes efeitos negativos.
S. C. Pearce, M.-V. Sanz Fernandez, J. Torrison, M. E. Wilson, L. H. Baumgard and N. K. Gabler.. Dietary organic zinc attenuates heat stress–induced changes in pig intestinal integrity and metabolism. Journal of Animal Science 2015 93:4702-4713. doi:10.2527/jas.2015-9018