O síndrome reprodutivo e respiratório suíno (PRRS) é a actualmente a doença mais prejudicial na indústria suína dos EUA. Os sinais clínicos da infecção pelo vírus da PRRS (PRRSv) nas explorações incluem falhas reprodutivas, com abortos, nascidos mortos, partos prematuros e aumento da mortalidade antes do desmame. O soro de leitões a desmamar é considerado como a amostra mais adequada para monitorizar a infecção por PRSSv e a estabilidade das explorações de reprodutoras. No entanto os fluidos resultantes do processamento (FP- o exsudado sero-sanguinolento resultante do corte de caudas e castração) são um novo tipo de amostra que pode ser utilizada para monitorizar os leitões com 3 a 5 dias de idade, assim como os toalhetes de limpeza das glândulas (GM) mamárias das porcas aleitantes para controlar indirectamente o estado de infecção dos leitões lactantes.
Neste estudo foi avaliado que tipo de amostra (soro, testículos, caudas ou GM) deveria ser usado para determinar com precisão estado de PRSSs de uma ninhada.
Foram selecionadas 24 ninhadas numa exploração, 10 semanas depois da ocorrência de um surto de PRRSv. Foram recolhidas amostras de sangue, caudas e testículos de todos os leitões de uma ninhada e toalhetes de limpeza da porca durante o processamento dos leitões (3-5 dias). Os testículos e as caudas por individuo da ninhada, assim como as GM, foram colocados numa bolsa com fecho para evitar as contaminações cruzadas. A sensibilidade (Se), a especificidade (Sp), o valor preditivo negativo (VPN), o valor preditivo (VPP) e a concordância global a nível de ninhada foram calculados utilizando os resultados do soro da ninhada como critério de referência.
O valor do limiar de ciclo (Ct) óptimo para classificar uma amostra como negativa foi de ≥35 para o soro e de ≥36 para as amostras conjuntas (testículos, caudas e GM) segundo a análise da curva ROC. Usando esses limiares, o fluído recolhido dos testículos mostrou um melhor rendimento geral (Se = 92% [62-100]; Sp = 82% [48-98], VPN = 90% [55-100], VPP = 85% [55-98], concordância global = 87%) por comparação com o fluido das caudas e as GM, com uma sensibilidade de 62% (32-86) e de 23% (5-54), respectivamente, e um 100% de especificidade e VPP.
Este estudo proporciona informação sobre a contribuição na detecção de PRRSv de cada um dos fluidos recolhidos durante o processamento, tornando-se relevantes em países onde está proibida a castração e/ou o corte de caudas.
Vilalta C, Sanhueza JM, Schwartz M, Kikuti M, Torremorell M, Corzo CA. Assessing the litter level agreement of RT-PCR results for porcine reproductive and respiratory syndrome virus in testicles, tails and udder wipes diagnostic samples relative to serum from piglets. Preventive Veterinary Medicine. 2021; 186: 105211. https://doi.org/10.1016/j.prevetmed.2020.105211