1
Leia este artigo em:

A alimentação das porcas durante a gestação

34 comentários

Durante a gestação diferenciaremos várias fases em que utilizaremos distintos modelos alimentares

Joan Wennberg

Devemos considerar de forma diferenciada 4 fases:

1ª fase: a cobrição e até aos 6-7 dias posteriores
Durante o cio comem pouco, logo após a cobrição não é recomendável sobrealimentá-las para evitar a mortalidade embrionária, sobretudo em nulíparas.

2ª fase: recuperação, desde a cobrição até ao primeiro mês de gestação
A partir de 6-7 dias pós-cobrição devemos alimentar a porca para que ao primeiro mês de gestação tenha recuperado a condição corporal que tinha antes do parto. Este período é fundamental e está em causa a fertilidade, a prolificidade e a longevidade da porca.

É muito importante avaliar semanalmente a CC das porcas desmamadas e marcar 3 níveis de alimentação:

  • Porcas com CC< 2: que comam tudo o que puderem, mínimo 3,5 kg.
  • Porcas com CC 2-3: entre 2,8-3 kg.
  • Porcas sem perda de peso na lactação ou obesas: 2,2-2,5 kg por dia.

Os erros mais comuns são:

  • Não classificar as porcas por CC e alimentar em conformidade.
  • Limitar a quantidade de “recuperação”: se uma porca muito magra come 4 kg de ração, devemos dar-lhe, quanto antes a recuperar-mos melhor.
  • Sobrealimentar as porcas que não perderam CC ou porcas com retornos a cio já recuperadas.
  • Não ter curva de alimentação para primíparas. Se a cobrimos com o peso certo e com a camada de gordura adequada, não há que "recuperá-la“. Há que alimentá-la de maneira mais linear (2,5 kg/dia) para continuar a crescer.

3ª fase: manutenção, desde os 30 aos 90 dias da gestação
Se conseguimos o nosso objectivo na primeira fase, durante esta fase devemos dar níveis de manutenção (2,2-2,5 kg) a todas as porcas por igual. No caso de algumas porcas magras, devemos continuar a tentar recuperá-las. No caso de sistemas de gestação em grupo é necessário fazer os lotes por tamanho e CC.

Os erros mais comuns nesta fase são:

  • Não ajustar ao máximo o nível de alimentação. Cada 100g porca/dia de ração, custa 0,15 €/leitão.
  • Não variar o nível de alimentação entre o Verão e o Inverno: se as condições ambientais são diferentes, as necessidades de manutenção também.

4ª fase: maximizar o crescimento do feto e preparação do parto
A partir dos 90-95 dias de gestação é recomendável aumentar a dose diária de ração em 1 kg aproximadamente para maximizar o crescimento do feto. Embora este aumento seja muito aconselhável, nalgumas situações pode ser melhor evitá-lo:

  • Em épocas de calor, quando as porcas têm problemas para comer essa quantidade extra
  • As porcas chegam à maternidade demasiado saciadas.

Curva de alimentação na gestação

Curva de alimentação na gestação

Miguel Sanz

Quando pensamos na alimentação no periodo de gestação, devemos ter em conta diversas variáveis que diferenciam o sistema em cada uma das explorações.

Essas variáveis são: a genética, o ambiente e as instalações, o sistema de alimentação, o sistema de alojamento das porcas, os tipos de ração disponiveis, a produção média da exploração, etc.

Uma vez avaliadas essas variáveis, devemos ter em consideração que a fase de gestação divide-se em 3 etapas muito bem diferenciadas, nas quais temos diferentes objectivos a satisfazer.

  1. Fase de 0-35 dias; primera fase onde o que mais nos preocupa é que a fêmea não entre em catabolismo e tentar que se reabsorvam o menor número de embriões possivel.
  2. Fase de 35-75/80 dias; neste período queremos que a porca consiga obter os nutrientes necessários perdidos na fase anterior e necessários para a lactação seguinte, não provocar a adiposidade das glandulas mamárias e, em fêmeas jovens P1, continuar com o seu crescimento (dependendo da idade de cobrição).
  3. Fase de 75/80 dias-parto; nesta fase produz-se o desenvolvimento de uma grande parte do peso do feto, atingindo até 50%, assim como o desenvolvimento mamário.

Dadas estas 3 fases distintas e as variáveis da exploração devem-se procurar as melhores opções possiveis para maximizar os objectivos nesta fase.

Dependendo da medida da gordura dorsal (< 14 mm; 14-16 mm; >16 mm) e do peso estimado da porca (pequenas, médias, grandes) aplica-se uma tabela de alimentação durante os primeros 75 ou 80 dias de gestação.

Posteriormente realiza-se um aumento na alimentação nos últimos 20-30 dias de gestação em todas as porcas, excepto nas que tivessem chegado com um CC de 5 ou uma medida de P2 superior ou igual a 19.

Alberto García Flores

A alimentação durante a gestação visa alcançar uma excelente CC da porca à entrada para a maternidade e obter leitões de elevado peso e grande vitalidade ao nascimento. O nosso ponto de partida é o estado de carnes da porca no momento da cobrição.

Tendo claro o objectivo no final da gestação, deveremos realizar uma estimativa das necessidades de manutenção sem esquecer que durante a gestação ocorre o crescimento dos leitões, placentas, glândulas mamárias e da própria porca; lembre-se que a porca cresce progressivamente ao longo de toda a sua vida produtiva.

Uma alimentação adequada da porca ao longo da sua vida produtiva resultará numa melhor taxa de partos e prolificidade, assim como numa maior longevidade que permitirá obter melhores resultados produtivos (maior número de leitões desmamados por porca e ano e maior número de kg de carne desmamados por porca e ano) e portanto, melhor amortização dos reprodutores.

É recomendável um sistema de alimentação em três fases (sistema high-low-high ou alto-baixo-alto) orientado a uma adequada distribuição de ração ao longo da gestação, dedicando uma especial atenção à recuperação inicial das reservas perdidas durante a lactação, assegurando uma ingestão elevada desde o desmame até á confirmação da gravidez (35 dias gestação) e um aumento da ingestão na fase final (a partir dos 90 dias de gestação) para conseguir um adequado desenvolvimento fetal.

Curva de alimentação segundo P2 (multíparas)

Multíparas: peso à cobrição 195 kg, ao parto 225 kg, P2 cobrição 16 mm, ao parto 19 mm

Renco

Local Até ao dia 9 a 11 12 a 14 15 a 17 > 18
Cobrição e controlo
35 3,7 3,7 3,1 2,4
Gestação confirmada 93 2,9 2,5 2,5 2,5
107 3,3 3,3 3,3 3,3
Maternidade 113 3,1 3,1 3,1 3,1
114 2,1 2,1 2,1 2,1

Curva de alimentação segundo P2 (multíparas)

  1. Alimentar as porcas à vontade desde o inicio do desmame até à cobrição.
  2. Restringir a todas as porcas desde a cobrição segundo a tabela
  3. Um dia da semana deve:
  • Medir o EGD de todas as porcas cobertas na semana anterior
  • Atribuir a cada porca o nivel de alimentação correspondente

4. Às 7-8 semanas de gestação, avaliar as porcas que estão magras ou gordas e aumentar ou diminuir a ração

5. Às 13-14 semanas de gestação subir 0,75-1kg a todas as porcas

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
07-Jan-2014mauricio fernandesmauricio fernandesgostei muito das resposta que resebi pois vou ter mais pergontas obrgado
21-Abr-2014felipe felipe muito bom
25-Abr-2014francisco das chagas menezes gomesfrancisco das chagas menezes gomesestou iniciando uma criaçao de porcos queria recerbe infomaçao
04-Mai-2014alfredo soaresalfredo soaresquero iniciar um criatorio de 80 matriz no sistema siscal, a minha área é de 1 hectare . é possivel cria-las fazendo rodizio nos piquetes com grama estrela africana?. porfavor mim mande a resposta.
07-Dez-2014ivan nunes bonfimivan nunes bonfimestou iniciando e gostaria de saber qual a raçao adequada para porcas com 60 dias de prenha
21-Dez-2014JOAO FONSECAJOAO FONSECAPor favor,
Gostaria de saber se conhecem alguém que faça inseminação artificial em porcas, ao domicilio.
Obrigado,
João Paulo
21-Dez-2014 luis-diasOlá João.
As porcas seriam para inseminar em que zona do País?
Quantas porcas seriam para inseminar? Qual o efectivo reprodutor que possui?
28-Abr-2015JOAO FONSECAJOAO FONSECAPeço desculpas por não ter respondido antes, mas, as porcas já foram cobertas. Estamos na zona do Ribatejo.
27-Abr-2015mariamariaBom dia...Uma de minhas porcas estar gravida e a mesma estar com crise de vomito a mais ou menos 2 dias...o que faço?
28-Abr-2015JOAO FONSECAJOAO FONSECAPor favor, gostaria de saber se existe algum problema se os porcos cruzarem com as mães/irmãs/filhas? Obrigado.
10-Out-2015vgftvgftNão deixe os porcos cruzarem com sua família
05-Nov-2015BaldissarelliBaldissarellisim , pois voce nao vai estar melhorando a genetica dos animais
17-Jul-2015sergio gonçalvessergio gonçalvesestou comesando c mangueiro de porcas e gostaria de reçeber informaçao obrigado
28-Set-2015FlaviaFlaviaGostaria de saber se posso por uma porca pra pegar cria mo primeiro cio?
06-Mar-2016Ailton de oliveira silvaAilton de oliveira silvaPode sim flavia,porem a produtividade sera diferente do segundo cio.sendo q no segundo cio pode se render na quantidade de porcos.abraços
14-Nov-2015Fabiano Dourado Fabiano Dourado Como descobrir se a porca estra coberta ou não?
17-Nov-2015adriano marcosadriano marcoseu estou nessa area recentemente eu quero mais informaçoes ,
11-Dez-2015AntónioAntóniogostaria de saber se algum remédio para evitar que as porcas tenham cio
13-Jan-2016roque roque minha porca esta com 71 dia de gestação.
é normal ficar ofegante e com perda de apetite? é a primeira vez que eu cuido de uma porca gestando por favor dicas c devo r algum medicamento...
17-Jan-2016PlácidoPlácidoEstou iniciando uma criação de suínos, gostaria de saber se posso cruzar meu barrão com as irmãs?
11-Mar-2016geraldogeraldoa minha entrou trabalho parto com 60 gestacao,posso aplicar remedio para induzir o parto.
09-Jun-2016QuimilsunguiQuimilsunguiGostei muito obrigado
05-Jul-2016Flávio penaFlávio penaE vetdeda q durante a gestação de uma porca no caso caipira na sr deve alimentalas com mandioca ou abóboras?
06-Jul-2016AndréAndréGostaria de saber quantos quilos de ração uma porca amojada deve comer? por favor me mandem a resposta
25-Jul-2016Maria Erica Da SilvaMaria Erica Da Silvaola minha porca esta gestante de 3 meses e 13 dias e esta muito estressada o que será?
21-Ago-2016Maria ednaMaria ednaPosso dar milho para porque que esta amamentando?
28-Out-2016Nelson Nelson Eu agradeço muito pela sua opinião de criar os suínos
26-Ago-2016Robson Pinheiro Gandra Robson Pinheiro Gandra Queria saber porque uma porca pariu 9 leitões sendo que nasceu só um perfeito e os outros nasceram mortos sem terminar de formar. Será que o defeito é da porca?
05-Mar-2017tereza celeste rodriguestereza celeste rodriguesmeu irmao tem duas porca deu racao milho misturado com soja uma pariu os leitoes todos mortos tem a ver com a alimentacao que estao comendo ???obrigada celeste
06-Mar-2017CarlosCarlosEstou com 03 porcas p parir crio elas com lavagem frutas e pão queria saber uma ração ideal p elas na fase de amamentação?
Agradeço
15-Mar-2017renato joffrerenato joffregostaria de saber sobre algum curso a distancia,ja crio de forma convencional sem muito conhecimento e estou tendo prejuízo,gosto muito dessa área e gostaria de fazer direito.obgd
23-Mar-2017PauloPaulotenho uma porca para inseminar. bizaro. quem faz esse trabalho na zona de Tomar. OBrigado
26-Mar-2017Paulo PignatonPaulo PignatonEstou iniciando uma criação pequena de porcos somente uma matriz ,gostaria de maiores esclarecimentos sobre como proceder vitaminas para matriz enxertada, vacinas para leitões quando nascer , como cuida-los após parto, secagem dos mesmos , corte do umbigo, processo cura medicamentos etc., quando separa-los , quando enxertar novamente.
09-Mai-2017EXPEDITO ALVES DO REGOEXPEDITO ALVES DO REGOBOA TARDE. GOSTEI MUITO DE TODA A EXPLANAÇÃO FEITA AGORA VOU CUIDAR MELHOR DOS PORCOS.
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista