Como você já deve saber, o nome do nosso site 3tres3 vem de "3 meses, 3 semanas e 3 dias" de duração de gestação da porca. Actualmente, esta ainda é a duração ou teremos que mudar o nome?
Para saber qual a duração actual da gestação das porcas, realizámos uma consulta aos utilizadores da 333, entre 26 de Março e 16 de Abril, na qual perguntámos quantos dias dura a gestação nas explorações que não provocam os partos. No total, responderam 314 utilizadores de 55 países.
As respostas mostram tendência a gestações maiores
As respostas dos utilizadores da 333 indicam uma tendência para gestações superiores a 115 dias, conforme reflectido no gráfico 1. Embora não possamos verificar a veracidade dos dados, podemos ver que o gráfico mostra uma assimetria clara para a direita que indica que a duração das gestações ultrapassa 115 dias. A média e a mediana mostram valores de 115,5 e 115,6, respectivamente.
Quisemos comparar essas respostas com as informações recolhidas nos últimos vinte anos pela base de dados BDporc e vimos que a duração média da gestação observada em porcas está a aumentar em Espanha, de 114,6 em 2001 para 115,6 em 2020 (Gráfico 2).
Se olharmos para este gráfico com mais detalhes, podemos ver um aumento de 1 dia na duração da gestação num curto período de tempo. Quais poderiam ser as causas desse aumento? Não temos dados precisos, mas podemos pensar numa provável redução no número de explorações que sincronizam os partos, o que nos aproximaria da duração real da gestação.
Um exemplo da importância da indução de partos na duração da gestação pode ser visto no artigo Será que as porcas estão a pedir 3tres4? (parte 1 e parte 2) de Pigchamp Pro Europa (Gráfico 3), onde se pode ver como se prolonga a duração da gestação ao deixar de provocar partos.
Porque é que poderá ter diminuído o número de explorações que induzem partos?
O peso do leitão ao nascimento é um cavalo de batalha, especialmente em explorações com linhas hiperprolíficas, pois está intimamente relacionado com a sua sobrevivência e rendimento subsequente.
Apena podemos especular porque não temos dados, mas no primeiro artigo da série Serã que as porcas estão a pedir 3tres4? (1/2) (Gráfico 4) vemos como se reduz o peso ao nascimento nos partos induzidos em comparação com os nascidos de parto natural, o que não é de estranhar se consideramos que grande parte do crescimento do feto dá-se nas últimas semanas.
Conclusões
Os tempos de 333 ficaram para trás. A duração real da gestação das porcas aumentou e é variável dependendo de vários factores. As explorações devem conhecer a duração real da gestação nas suas condições particulares para gerir correctamente os fluxos e planear os movimentos. Se a exploração provoca partos, você deve revisar rotineiramente a duração real da gestação para evitar nascimentos antecipados, que resultam em leitões pequenos e fracos.
Redacção 333.