Forte subida do preços em Portugal dos porcos na primeira quinzena de Fevereiro, causada principalmente pelas subidas em Espanha que foi fortemente influenciada pelo desenrolar do mercado Europeu.
A redução da procura de carne alemã devido ao aparecimento de dioxinas naquele País, fez aumentar a procura de carne de porco espanhola e daí o aumento de preço verificado neste País. Por outro lado, a aprovação por parte da Comissão Europeia de uma ajuda ao armazenamento privado de carne de porco com a justificação que os suinicultores estão a vender abaixo do custo de produção, veio de encontro aos inúmeros pedidos feitos pelas organizações suinicultores de vários países.
Esta decisão deu um forte estimulo ao mercado, e apesar de ainda só haver pedidos de apoio ao armazenamento (ainda não começaram a ser abatidos porcos para que a carne seja congelada), o preço sofreu um impulso muito positivo.
A 7 de Fevereiro, apenas uma semana após a abertura do prazo de candidatura, foram apresentados pedidos de ajuda para 66 mil toneladas. Os pedidos das empresas alemãs representam 29% do total (19 mil tons), as de Espanha 23,6% (15 mil tons), a Dinamarca vem em terceiro lugar com 6800 toneladas, depois a Holanda com 3300 tons e a França com 2700 tons.
Após passar a crise das dioxinas na Alemanha, o preço começou a subir fortemente mesmo antes da aprovação da ajuda ao armazenamento privado (subiu na mesma proporção que tinha descido) o que levou a que os preços da Holanda e da Bélgica também subissem fortemente nesta quinzena. A Dinamarca também subiu o seu preço nesta quinzena, mas mais ligeiramente.
A França também teve fortes subidas no preço dos seus porcos.
Na Europa os comentários são unânimes em afirmar que os matadouros conseguem aumentar o preço de venda da carne aos supermercados. Bom sinal! Espero que em Portugal se passe o mesmo.
Os dados Europeus referem que a oferta de porcos é menor por toda a Europa e é indicativo de que o preço dos porcos deverá continuar a subir.
De todas as formas, o preço das matérias-primas não desce o que manterá elevados os preços das rações, não permitindo a descida do custo de produção e este factor é o que mais impacto e influência tem nos resultados económico-financeiros das empresas suinícolas. A subida do preço dos porcos alivia as perdas que têm sido muitas e elevadas nos últimos meses.
Sob o meu ponto de vista, não há problema nenhum que o preço das matérias-primas continue alto desde que os suinicultores consigam vender os seus porcos acima do custo de produção e para isto, terá que contar com o apoio dos matadouros.
O mês de Fevereiro tem sido um bom mÊs no que toca à recuperação da suinicultura. Espero que assim continue.
Aprovação do armazenamento privado estimula fortemente o mercado do porco Europeu
15 de Fevereiro de 2011 Forte subida do preços em Portugal dos porcos na primeira quinzena de Fevereiro, causada principalmente pelas subidas em Espanha que foi fortemente influenciada pelo desenrolar do mercado Europeu. A redução da procura de carne alemã devido ao aparecimento de dioxinas na
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista